- Área: 250 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: Arinco, Groppo construcciones, Licari s.a, Maderera Negrette, femma electricidad ( villa María)
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência localizada em um lote de esquina foi encomendada por duas pessoas. Além de dar forma física à função encomendada, a presença deste objeto-edifício no lote em relação à rua foi nossa preocupação.
Um muro baixo faz o limite entre calçada e terreno, enquanto outro mais alto fecha a casa e uma cobertura longa e profunda protege a única abertura alta em direção à rua.
Um pátio frontal, um pátio posterior e o volume construído entre eles.
Da sala principal é possível ver o céu e o pátio, mas não se vê a rua, apenas se escuta seus barulhos, dando forma à ideia principal de conservar a privacidade em relação à via pública. Trata-se de uma residência dinâmica, com espaços flexíveis nos quais o projeto pode ser apreciado em cada detalhe.
O módulo central é caracterizado por um pé-direito duplo e, com seu particular desenho de mobiliário, sua luz zenital e trama da laje reticulada armada se transformam em um ponto focal e de vinculação da casa em sua totalidade.
Uma escada flutuante conecta o entrepiso e o estar, ao mesmo tempo que se coloca como peça escultural no espaço.
Não há nada, nem no conceito da obra em si, nem nos detalhes mais insignificantes, que não tenha passado por uma decisão conjunta entre arquiteto e proprietária.