-
Arquitetos: CAAT Studio
- Área: 290 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Parham Taghioff
-
Fabricantes: Alvandtileco, Chauffagekar, Habibi Stone, Mahallat Alvand Concrete, Sarvestan co, WINTECH
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na região periférica de Mahallat, a 262 quilômetros a sudoeste de Teerã, com clima quente e seco. A área ao redor da cidade é rica em rocha de travertino graças a suas duas importantes minas chamadas Hajiabad e Abbasabad. O projeto foi delegado ao arquiteto em um momento em que as placas de estrutura e pisos já estavam construídos e o cliente desejava um projeto mais otimizado em termos de custo.
O terreno tem dimensões de 18 por 10 metros e vizinhos nos lados leste e oeste. As minas de travertino e as montanhas são visíveis desde a parte sul e a área verde de Sarcheshmeh, que é um dos bairros mais famosos e uma das atrações turísticas mais populares da região, é visível a partir do lado norte do lote. A maior parte da economia de Mahallat se dedica ao negócio de cortar e tratar pedra, e o nosso cliente é um especialista nesse assunto e vende esse produto de forma independente. Ele tem experiência em escolher e prestar consultoria em relação a diversos tipos de pedra a baixo custo (e evidentemente isso se refletiu no processo de projeto).
Em 2014, nosso cliente comprou esta propriedade governamental a um preço razoável. Ele tinha o sonho de construir sua primeira casa para que fosse um exemplo perfeito de seu trabalho na vizinhança. Todos os programas estão conectados ao longo de contínuas e suaves formas, criando divisões espaciais com uma variedade de movimento ao longo do projeto. Começa no térreo, pela entrada, através de uma cobertura, das paredes internas e continua até o telhado.
A orientação da geometria ao norte proporciona ângulos e rotações espetaculares na fachada para criar uma perspectiva diferente a do entorno, enquanto os mesmos movimentos sem rotação adicionam características diferentes da fachada sul. Este movimento não foi apenas um gesto conceitual, mas também uma forma criativa de utilizar a pedra como peça ambiental que nos ajudou a construir um projeto rentável e respeitoso com o meio ambiente.