- Área: 5900 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nico Saieh, Sebastián Valdivia
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Duomo, Tecma
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Único é um conjunto residencial de doze apartamentos e oito pavimentos, implantado no setor da Nueva Costanera em Santiago, no Chile. Em sua geometria simples e singela encontra-se oculto um meticuloso projeto de arquitetura, concebido para maximizar as condições de conforto no interior dos apartamentos e para proporcionar uma maior privacidade para seus moradores, evitando que seus usuários incorporem futuramente elementos aleatórios e dispares ao projeto. Uma segunda fachada foi concebida independentemente da estrutura principal, permitindo bloquear a incidência direta dos raios de sol em suas zonas opacas proporcionando um sistema dinâmico de controle solar além de promover maior privacidade para quem olha o edifício desde fora. Como resultado disso, criou-se um contraste único entre uma arquitetura ao mesmo tempo precisa e dinâmica. Vigas metálicas continuas em cada pavimento conectam cada uma das varandas da fachada leste como resto do volume, incorporando ainda os trilhos dos brises.
O projeto foi concebido segundo os mais altos padrões de conforto térmico, considerando estratégias passivas para minimizar a necessidade do uso de sistemas de condicionamento de ar. A fachada ventilada incorpora ainda um complexo sistema de isolamento com poliuretano pulverizado resistente ao fogo. Para o controle solar foram utilizadas janelas com vidro Low E, as quais encontram-se protegidas pelos brises de chapa perfurada da fachada. Estes elementos dinâmicos foram concebidos com dois objetivos principais, inicialmente para filtrar a luz e controlar a incidência direta dos raios do sol durante as diferentes estações do ano, além de proporcionar uma fachada dinâmica, em constante movimento ao longo do dia e do ano.
Quanto ao sistema de condicionamento de ar, optamos pela Aerotermia, uma tecnologia que aproveita a energia da temperatura ambiente. Utilizando um ciclo de resfriamento direto para diminuir a temperatura e o sentido inverso para produzir calor e aquecer a água mediante o uso de uma bomba de calor independente para cada apartamento. O calor por Aerotermia é um sistema bastante sustentável, e está qualificado como um sistema de energia renovável pela União Européia.