Zaha Hadid Architects acaba de ser anunciado como o grande vencedor do concurso internacional para o projeto da nova Filarmônica de Sertdlovsk na cidade de Ecaterinburgo, na Rússia. Capital do distrito federal dos montes Urais , Ecaterimburgo é conhecida como um das cidades mais industrializadas do país e local de grande diversidade social e cultural. A filarmônica de Sverdlovsk leva o nome que designou a cidade entre 1924 e 1991. Tendo se apresentado em mais de 20 países ao redor do mundo, a Filarmônica contará com um novo edifício inspirado na histórica sede de Sverdlovsk, construída em 1936.
O projeto da nova sede da Orquestra Filarmônica dos Urais, “ecoa os aspectos físicos das ondas sonoras” criando um espaço inspirador que deverá alavancar a tradicional orquestra de Ecaterimburgo a outro patamar, convidando a comunidade internacional a conhecer melhor o seu crescente programa além de criar uma nova praça pública para o benefício de todos os cidadãos.
O projeto concebido por Zaha Hadid Architects é essencialmente uma caixa de reverberação sonora, a qual foi concebida para amplificar as “capacidades de ressonância do som e suas vibrações”. Formalmente, o edifício se traduz em uma caixa sonora suspensa que flutua acima deste novo espaço cívico.
O elemento central deste projeto é composto pela sala principal de concertos, a qual possui capacidade para 1.600 pessoas, além da sala secundária com outros 400 assentos. Elevada acima da praça, esta grande sala de concertos cria um lobby desobstruído e totalmente acessível ao público no nível do solo além de funcionar como um grande espaço de encontro em pleno centro da cidade. Na parte mais alta da estrutra, uma série de espaços públicos interconectados desembocam em um grande terraço ao ar livre com vistas para o centro histórico de Ecaterimburgo.
O projeto será implantado entre dois edifícios históricos existentes e os Jardins de Weiner, conectando-se com a paisagem do entorno através de uma ampla fachada transparente que se abre para o anfiteatro aberto concebido para abrigar apresentações ao ar livre durante o verão. Como parte da proposta, a sala de concertos existente será preservada e incorporada como um “elemento integral do novo e moderno projeto concebido pela Zaha Hadid Architects”.
A Rússia tem sido uma campo fértil para os arquitetos do escritório de Zaha Hadid. Desde muito cedo, Zaha era apaixonada pela arquitetura de vanguarda russa, a qual concebia projetos de espaços públicos como condensadores sociais que enriqueciam a vida das pessoas em comunidade; Deste modo, procuramos incorporar estes princípios no projeto da nova Filarmônica de Sertdlovsk.
- Christos Passas, Diretor de projeto, Zaha Hadid Architects
O ZHA venceu a acirrada concorrência de outras 46 equipes internacionais de arquitetura. O concurso foi organizado pelo Ministério de Construção e Desenvolvimento de Infraestrutura da Região de Sverdlovsk com o apoio da fundação de caridade para apoio da Orquestra Filarmônica dos Urais.
O resultado do concurso foi divulgado apenas algumas semanas depois do escritório apresentar a sua nova coleção de tapetes para o Royal Thai durante o London Design Festival de 2018.
Architects
ZHA Responsável
Patrik SchumacherZHA Diretor de projeto
Christos PassasZHA Arquiteto de projeto
Alessio CostantinoZHA Líder de projeto
Ben Kikkawa, Melhem Sfeir, Zsuzsanna Barat, Afsoon Es HaghiZHA Equipe de projeto
Duo Chen, Christina Christodoulidou, Anna Uborevich-Borovskaya, Ekaterina Smirnova, Aleksandar Bursac, Alicia Hidalgo Lopez, Maria-Eleni Bali, Eckart Schwerdtfeger, Maria Avrami, Valeria Perco, Sattor JabborZHA Projeto de interiores
Sonia RenehanZHA Pesquisa cultural
Vera KichanovZHA Administrador
Nastasija HahoninaZHA Consultor de projeto
Liudmila Harrison-JonesZHA Design gráfico
Silviya BarzakovaZHA Vídeo
Henry VirginArquitetos locais
SPEECH (Moscow); Sergey Tchoban, Marina Kuznetskaya, Daria DemidovaEngenharia estrutural
AKT II (London); Daniel BosiaComplementares
Atelier 10 (London); Meredith Davey, Ivan Jovanovich, Piers Watts-jones, Younha RheeEngenharia de fachada
OPTIMISE (London); Scott Cahill, Adam Willetts, Tim Macfarlane (Glass Light and Special Structure)Paisagismo
ARTEZA (Moscow); Irina ChebanenkoConsultor de teatro
Theatre Projects (London); David Staples, Dave AgnesEngenharia acústica
Marshall-Day (Melbourne, Hong Kong); Peter Fearnside, Peter Exton, Thomas SceloProjeto de iluminação
OVI (New York); Enrique Peininger, Jean Sundin and Markus FuerdererAno do projeto
2018Fotografias
VA, Courtesy of Zaha Hadid Architects