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Arquitetos: Bleckmann Krys Architekten, Pool Leber Architekten; Bleckmann Krys Architekten, Pool Leber Architekten
- Área: 5 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Brígida González
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Fabricantes: Brakel, Datteln, Denkendorf, FSB Franz Schneider Brakel, Gescher, Grafenau, Gutmann, Heradesign, Knauf, Object Carpet, Plaka, RHEINZINK, Schüring Ziegelwerke, Weißenburg
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Kult é um novo centro cultural para a cidade de Vreden e um ponto focal vibrante na rota cultural da cidade. Ele combina um museu artístico-histórico de 1.400 m² com a administração cultural do distrito, os arquivos locais, um espaço educacional, um mercado, uma área comercial e espaços para eventos e exposições temporárias.
O centro busca se integrar de forma sensível ao patrimônio medieval local e, ao mesmo tempo, estabelecer-se como um marco contemporâneo que contribui ativamente para a vida cultural e social de Vreden. Sua esculturalidade é desenvolvida diretamente a partir do contexto, estendendo a estrutura das habitações de pequena escala à muralha medieval de Vreden e definindo a borda da cidade.
Uma nova rota cultural urbana começa nos arredores da cidade e entra em Vreden por um fosso e atravessando o Kult: é em seu átrio que a rota cruza com os eixos central e vertical do edifício, o último levando a uma escadaria escultural que dá acesso às áreas do museu. A partir deste ponto, os visitantes têm uma visão clara de um conjunto complexo e suas funções.
A escadaria não é apenas um espaço de distribuição para as diferentes áreas de exposição, mas é também o pano de fundo do átrio, que também é usado para conferências, festivais e concertos. No total, dois novos volumes foram adicionados aos quatro existentes, formando um complexo que reflete um período de tempo: do século XIV até os dias atuais. Em particular, os edifícios tombados dos séculos XIV e XVI constituem um raro exemplo de arquitetura pré-guerra na área. Os dois edifícios dos anos 1970 e 80, que abrigavam o antigo Museu Hamaland, estão unidos a áreas educacionais e dão continuidade ao perfil de coberturas da cidade.
Para preservar a legibilidade das camadas históricas, as fachadas foram sutilmente deslocadas e detalhadas para lembrar os estilos originais, enquanto as novas camadas são revestidas com tijolos locais que mudam suavemente na tonalidade da cor. O resultado é um conjunto coerente que, no entanto, expõe francamente a justaposição das diversas identidades, que coexistem harmoniosamente sem se desafiarem. Se o revestimento externo combina naturalmente com o entorno quase rural, internamente o revestimento é destacado para revelar a estrutura de concreto com textura de madeira bruta. Um caráter fresco e contrastante também é adicionado a partir de detalhes amarelos vívidos, como as fachadas de lojas, ao longo do eixo central ligando os espaços auxiliares do museu, as duas áreas de recepção e o arquivo.
As aberturas centrais no átrio e no pátio proporcionam uma iluminação natural equilibrada, além de identificar as diferentes áreas do museu e facilitar a orientação dentro do centro. No primeiro andar, a escada central leva à parte secular da exposição, onde as janelas de canto se abrem para a vista do porto medieval, fonte da importância econômica da época para Vreden. No segundo andar, a parte clerical do museu, a escada aponta para duas janelas no lado norte, que exibem as duas igrejas da cidade, que ainda dominam a paisagem de Vreden.