- Ano: 2018
-
Fotografias:Victoria Tomaschko, Daniel Seiffert
-
Fabricantes: LAYHER, LDPE
Descrição enviada pela equipe de projeto. De maio a setembro de 2018 o raumlaborberlin se dedicou a aprendizagem coletiva e experimental, a transferência de conhecimento e a formação de redes transdisciplinares para desafiar as rotinas e os hábitos de práticas urbanas.
Assim foi conceitualizada a Universidade Flutuante de Berlim, uma bacia de retenção de águas pluviais bem ao lado do antigo aeródromo Tempelhof. O projeto é o ponto de encontro para estudantes e cientistas visitantes de mais de vinte universidades internacionais, bem como artistas de todo o mundo, especialistas locais, arquitetos, músicos e dançarinos.
Todos eles se juntam para pesquisar e investigar a rotina e as práticas diárias da vida urbana, além de também formularem visões e ideias para uma transformação organizacional. Na área experimental em torno da bacia de retenção de águas pluviais, a Universidade Flutuante está procurando formas contemporâneas e resilientes de práticas urbanas com um foco visionário em um futuro desconhecido.
Estudantes e seus professores de toda a Europa, e outros continentes, colaboraram na construção do campus: espaços de leitura, workshops, um auditório, uma torre de laboratório para experimentos com filtragem da água, uma cozinha, um bar e sanitários.
Foram criados espaços para troca de conhecimento a partir da experiência e de formatos educacionais. Um lugar transdisciplinar, com temas em diferentes posições que se unem para abordar as questões complexas do estudo urbano: Como as cidades podem lidar com os riscos, as tensões e as chances do aquecimento global, a escassez de recursos, a super-diversidade e o desenvolvimento hiper-acelerado ? Quais ferramentas precisamos para viver e trabalhar bem e de maneira eficiente, considerando o uso de recursos no futuro?
Durante três semanas abertas em Maio, Julho e Setembro, a Universidade Flutuante convidou o público local e internacional para explorar a retenção das águas da chuva e o campus, além de participar de workshops, aulas e debates, concertos e performances.