Vincent Callebaut Architectures divulgou detalhes de seu projeto ganhador Metamorphosis of the Hotel Des Postes em Luxemburgo. A proposta do escritório francês está centrada em impulsionar o sítio histórico para uma era contemporânea e “revelar as qualidades patrimoniais intrínsecas ao edifício”.
A abordagem foi norteada pela materialidade do Hotel Des Postes projetado por State Architect Sosthène Weis, entre 1905 e 1910. As antigas pedras e o concreto serão transformados com a adição de um volume em cúpula no pátio do edifício.
Fruto de um trabalho que começou em 2016, a equipe produziu uma espécie de casulo coberto por uma cúpula solar, "conformando os limites de um pátio interno", criando um abrigo hermético e naturalmente climatizado. Na intersecção entre o antigo e a modernidade, a metamorfose busca reforçar a identidade do lugar, ao mesmo tempo que transforma o edifício histórico em uma vitrine de contemporaneidade e arquitetura ecológica.
O novo programa do Hotel des Postes irá conter um café e uma loja no nível do subsolo com pé direito duplo, acessado por uma escada escultural de vidro. No pavimento térreo, uma cervejaria e um restaurante irão se abrir até o Place Royal-Hamilius, da onde é possível ter vistas da praça projetada por Norman Foster.
Os pavimentos superiores são dedicados a co-working e espaços de escritório, os quais se alternam entre estar na antiga estrutura e no novo volume. A partir do sexto pavimento, uma série de espaços, incluindo uma cozinha externa, terraços e restaurantes oferecem vistas panorâmicas da cidade.
A alteração mais significativa à estrutura existente será o volume do pátio, com a restauração de fachadas históricas, bordas e caixilhos de janelas, complementados com a recuperação de elementos internos, como duas escadarias de pedra e ferro forjado, e a sinalização do elevador histórico. .
A cobertura do espaço será uma cúpula solar deformada por uma torre, "estabelecendo um diálogo sedutor com o navio de pedra maciça" que o rodeia. Esta torre casulo será construída com uma grade metálica leve com formato de feixes de favo de mel, permitindo o máximo de iluminação entrando no pátio.
Para caminhar junto com o conceito de economia cradle to cradle, o projeto irá integrar importantes "elementos verdes', como energia solar, eólica e de biomassa, ventilação natural e evapotranspiração de plantas.
Via: Vincent Callebaut Architectures
Architects
Localização
107 Rue de l'Alzette, 4011 Esch-sur-Alzette, LuxembourgCliente
POST LuxembourgAssistência a Autoridade da Construção
PRO Group InternationalArquiteto Internacional
Vincent Callebaut Architectures, ParisComplementares Internacional
SETEC Bâtiment, ParisArquiteto Local
SteinmetzdemeyerControle Orçamentario
Schroeder & AssociatesEngenheiro Estrutural Local
AuCarréInstalações Geral
Jean Schmit EngineeringConsultor de Energia
COCERTControle Escritório
SECO LuxembourgEspecialista em Incêndios
SECO Expert SAAutorização Operacional
Lux Environment SAEngenharia Acústica
SPC AcousticsPaisagismo
ArealParedes Verders
Jardins de BabyloneLuminotecnia
IngeluxSinalização e Linguagem Visual
BelleVilleEspecialista em Mercado Imobiliário
InowaiAno do projeto
2018Fotografias
Vincent Callebaut ArchitecturesÁrea
11000.0 m2