- Área: 270 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Shannon McGrath
-
Fabricantes: Blackbutt, Copenhagen lights, Darkon Lights, Miele, Sycamore CC
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado ao norte da rua Fawkner, em South Yarra, em um quarteirão de pouco mais de 500 m2, este projeto é a renovação de uma antiga casa vitoriana com fachada dupla e de sua, também antiga, extensão de dois pavimentos dos anos noventa. As novas obras estão contidas dentro do envoltório da casa existente, com mudanças sutis em sua fachada frontal e uma reconfiguração completa de sua parte posterior.
Este projeto é criado em torno de um delicado controle da circulação, horizontal e vertical, para gerar um desdobramento constante na mudança de visão. Isso atrai o usuário de um espaço para o outro, tornando os ambientes de destino calmos e privativos. Além disso, é um dos vários recentes dentro do escritório em que se desenvolveu a circulação como a ideia principal, alimentada por discussões sobre a arquitetura tradicional japonesa, particularmente em relação a Vila Katsura em Quioto.
As vistas abertas são então deliberadamente negadas para convidar o espectador a procurar e descobrir aquilo que está além. Essas discussões provocadas pelo enigma de um eixo dominante (o corredor da casa original) direcionam a visão diretamente desde a porta frontal até o quintal. A parede de vidro jateada, um painel brilhante, aprisiona essa visão axial, permitindo que os espaços de convivência transversais se tornem contidos e enquadrados, por sua vez, pelas visões internas e externas.
Gestos semelhantes são explorados verticalmente, onde as pontes que atravessam a parte central do subsolo anulam a visão de todas as claraboias, persuadindo o ocupante ao nível superior. Aqui, a circulação aberta ao longo do espaço central conecta os dormitórios, os banheiros e a área de recreação infantil. O vazio, portanto, cria uma série de limiares visuais planos, tanto horizontais como verticais, que enquadram as vistas.