- Área: 500 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Yiorgis Yerolymbos
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto das Casas A-2 remetem a reforma de duas construções degradadas em Paros, nas Ilhas Cíclades, Grécia. Implantados dentro de uma área de proteção natural, os antigos edifícios eram destinados a aluguel por temporadas. A reforma busca transformá-los em duas residências de veraneio de alto padrão.
O projeto proposto, em relação à massa e a articulação, combina volumes cúbicos, focando em sua proporção e repetição. Também integra a padronização das aberturas, grandes áreas externas sombreadas e o uso de materiais ambientalmente saudáveis para redefinir a expressão das duas casas, alcançar uma plasticidade de forma, e ao mesmo tempo, conseguir uma unidade arquitetônica que respeite as linguagens locais, a paisagem natural e responda às demandas de uma casa de veraneio.
Cada uma das casas é rearticulada como um conjunto de volumes cúbicos sobre uma "base"- uma plataforma - que negocia a adaptação harmoniosa à topografia. A três metros acima desta base, uma pérgola de madeira com vigas em balanço, sombreia o espaço confortavelmente protegido do vento, criando uma área de estar para tomar sol, uma ducha, fazer e até preparar refeições durante o dia.
Os espaços privativos estão acomodados no nível térreo, com vista para o sul e tirando vantagem das vistas para o oceano. Um espaço central comum, envidraçado, foi criado como extensão do exterior, uma continuação da pérgola, o que permite que a paisagem tenha uma presença também na parte interna da casa.
As áreas comuns, estar, jantar e cozinha, assim como um quarto de hóspedes independente, estão acomodados no nível superior e também tiram vantagem das vistas panorâmicas. Entre os espaços comuns e o quarto de hóspedes, há uma área externa protegida, dedicada a eventos externos, como churrascos.
Para as áreas não construídas no terreno, intervenções leves que abordam a intensificação da vegetação existente visam melhorar o sentido e a qualidade da paisagem natural das Ilhas Cíclades.