- Ano: 2016
-
Fotografias:Aaron Pocock
-
Fabricantes: Artedomus, Artedomus Elba Marble, Blackbutt floorboards, Bona, Metaldesign, Quantum Aquaoil, Quantum Timber Finishes, Radial Timbers
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é para alterações e adições modestas, porém altamente detalhadas, a uma residência eduardiana em Camberwell, Victoria. Além das adições propostas para a área de convivência, o briefing previa a modernização dos banheiros existentes, os guarda-roupas, a circulação interna melhorada, a provisão de uma piscina e áreas de serviços públicos.
A solução do projeto se concentra na interação com o jardim e o espaço ao ar livre enquanto foca no conforto ambiental. Janelas, armários, paredes e tetos também foram estrategicamente colocados para revelar pontos de vista e aberturas para o exterior. Ao entrar na casa, o corredor principal fornece uma visão imediata do jardim posterior. À medida que os usuários avançam, uma série de pontos de vista se desenvolve: o jardim do Norte emoldurado por armários, vislumbres do céu através de uma claraboia, vistas de árvores através de janelas altas e visões às áreas ao ar livre.
Os anexos posteriores são envolvidos por grelhas de madeira de lei que mitigam a luz do sol do norte e do oeste, mantendo as vistas e a vigilância visual da área da piscina. As grelhas podem ser abertas para maximizar o sol da tarde durante o inverno, além de permitir a manutenção da fachada.
Sustentabilidade
Múltiplas medidas sustentáveis foram empregadas neste projeto e incluem: altos níveis de isolamento, vidros duplos, tela operável externamente para maximizar a variação sazonal na radiação solar passiva, compensado de madeira vitoriana local e sustentável, utilizando perfis que maximizam o rendimento. Além de acabamentos de baixo VOC, compensados livre de formaldeído, coleta de água da chuva, aquecimento hidrônico, adubo e horta.