- Área: 180 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Andrey Avdeenko
-
Fabricantes: BONALDO, Ceramiche Refin, Fireplace, Focus, Gloster, Kitchen, Moooi, Poggenpohl
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Residência Heat 360 está localizado em Dnepr, na Ucrânia e foi projetado pelo escritório Azovskiy + Pahomova. Os arquitetos precisaram transformar um edifício não residencial em uma casa aconchegante, onde os moradores se sentissem confortáveis independente da estação. Localizada nas margens do rio, cercada pela natureza, onde o ar é limpo e os sons são calmos, a casa de 180 metros quadrados é espaçosa e aberta, permitindo que os moradores e visitantes desfrutem dos prazer da paisagem e do seu senso de liberdade.
A estrutura de dois pavimentos, que hoje abriga banheiro, uma sala de estar, e um estúdio de música, está localizada em um nível mais baixo que a casa principal, onde os donos moram. Uma piscina externa com um pequeno jardim e um deck de madeira próximo ao rio une as duas casas e tem um papel importante na vida da família.
Para garantir a conexão lógica entre os dois volumes, decidiu-se por usar janelas panorâmicas no terraço. O beiral que cobre a entrada é feito de telhas, enquanto que a janela panorâmica do quarto no primeiro pavimento age como uma grande TV que revela a natureza ao longo de todo o ano. Inclusive, os clientes optaram por não ter uma TV, o que mudou a dinâmica do layout, que agora está voltado inteiramente para as janelas, que funcionam como grandes telas a serem contempladas.
Usamos materiais naturais e ecológicos: a estrutura da casa é feita de madeira, a cobertura de telhas, repetindo a inclinação do relevo. Não há dreno, a água que fluí do telhado, quando chove, cria na janela um tipo de cascata, que pode ser assistida pelos moradores. Caindo do telhado, a água da chuva é dividida nas pedras redondas que servem como uma parede de retenção para a área cega perto do terraço.
Durante a reconstrução dos edifícios nenhuma árvore foi desmatada, e as normas de construção locais foram habilmente integradas no telhado da casa e terraço. Entre os pinheiros, que estão localizados na frente da casa, o ofurô Japonês foi projetado.
O estilo minimalista dominou. Um exemplo vivo disso é a escada, que vai do térreo para o primeiro pavimento. A decisão de fazer estas escadas sem corrimão foi motivada pelo desejo dos clientes, que assumiram a responsabilidade dessa decisão.