- Ano: 2018
-
Fotografias:Imagen Subliminal
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é resultado de uma exploração sobre como crescer em altura utilizando o espaço mínimo do apartamento e a escada como facilitadora de atividades complementares. O cliente era proprietário de um apartamento de 46 metros quadrados com uma pequena escada que levava até a cobertura e que não era ventilada, sendo usada somente para isolamento e armazenamento. A proposta foi melhorar essa área abrindo-a para a sala principal, usando-a como um dormitório adicional para os hóspedes.
Criar uma nova conexão entre a área principal e o espaço superior inclinado converte-se no desafio central do projeto, já que ajuda a resolver diferentes problemas em só gesto. A escada resultante é, ao mesmo tempo, uma extensão do minúsculo banheiro, um suporte baixo para a TV, uma mesa alta, uma bancada elevada para um escritório e um pequeno espaço de exposição. As grandes peças de aço foram soldadas na oficina e trazidas para serem montadas no local, o que permitiu um nível de precisão ainda mais similar a uma peça gigante de móveis do que a uma escada.
As barras de aço de 3 cm laqueadas em branco conferem ao conjunto uma sensação de leveza, enquanto os degraus de aço em tom rosado parecem flutuar no seu caminho até a parte superior. A porta do banheiro está parcialmente oculta por uma placa de aço perfurada que a separa da sala principal. Com todas as janelas dos apartamentos na mesma parede, era importante reduzir as divisórias sólidas para preservar uma boa ventilação e um alcance ótimo da luz solar.
As portas de madeira autoportantes com vidro translúcido e uma porte de correr de madeira permitem uma grande flexibilidade de uso e diferentes configurações de planos, brindando assim luz natural à habitação e cozinha. Para compensar a pequena escala do apartamento e evitar uma sensação de confinamento, todas as paredes e pisos estão pintados de branco. Uma grande floreira de aço suspensa no exterior da janela principal estende o espaço interior para mais além da fachada, ocultando a vista dos vizinhos mais próximos. No espaço da cozinha, o painel de instrumentos é substituído por um espelho para poder ver a janela enquanto se cozinha.