- Área: 260 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: Art des caves, Arthur Decor, Codex Home, Colchao, Cold Control, DB5, Dpot, Enjoy House, Estúdio Marmore, Etel, FAS, Interbagno, LS selection, Leicht + Misura Eme, Lumini, Marché Art en Vie, Micasa, Móveis Russo, Oscar ono, Palimanan, +6
Descrição enviada pela equipe de projeto. Modernizar o apartamento de 260m2 dos anos 90 era a premissa das arquitetas Sarah Bonanno e Marina Cardoso de Almeida, sócias do TRIA Arquitetura, para este projeto em São Paulo. O partido arquitetônico foi trocar os elementos datados, levar leveza à nova fase de vida da moradora e inserir tecnologia e inovação no projeto.
O programa consiste em salas integradas com varanda, um canto para leitura, cozinha, área de serviço, dormitório e banheiro de serviço, biblioteca, suítes de hóspedes, suíte máster com closet integrado ao banheiro. O closet foi integrado ao banheiro da suíte máster afim de ampliar o ambiente e levar um ar de spa.
Para os interiores, partiu-se de uma paleta de cores claras e neutras para valorizar a luz natural e também permitir o destaque das obras de arte presentes no apartamento. Já os materiais escolhidos buscam levar aconchego e conforto ao novo lar. Em toda área íntima, por exemplo, foi usado piso de madeira, e no escritório e sala de tv foi feito um forro também em madeira para transmitir ainda mais conforto nesses ambientes. Para a área social foi escolhido um revestimento cimentício que funciona tanto para área externa quanto interna. Assim, as salas foram integradas com a varanda através do piso. No banheiro da suíte máster, seixos e plantas criam uma atmosfera tranquila de spa. O piso do banheiro também é de madeira até o limite do box, sendo um banheiro mais acolhedor e quente.
A escada antiga rígida foi substituída por uma escada mais leve revestida com dois materiais diferentes, os primeiros degraus em Dekton que incorporam em seu volume uma adega climatizada e a partir do quinto degrau os pisos são soltos revestidos em madeira, fazendo a transição de piso entre os dois pavimentos. A estrutura toda da escada foi refeita e recalculada executada em ferro que depois recebeu tais revestimentos.
Todo o apartamento ganhou automação a fim de levar mais eficiência ao morar. As cortinas, iluminação e ar-condicionado são direcionados pela incidência solar. Ao entardecer, as luzes vão acendendo gradativamente até anoitecer por completo. Na entrada social uma parede verde rebate com o jardim do terraço, criando uma relaxante e acolhedora galeria em meio a cidade grande.
“Procuramos eliminar todos elementos de transição. Ou seja, detalhamos as mudanças de piso de maneira que não existisse um elemento físico entre eles; detalhamos a transição entre as portas e paredes para eliminar os batentes tradicionais. Dessa maneira, fizemos com que as transições desaparecessem e tornassem o ambiente mais leve e harmônico”, explicam as arquitetas do TRIA.