Briefing Dono de Obra
Remodelar um apartamento T2 para usufruto próprio e arrendamento em período de férias, e efetuar uma atualização dos ambientes e materiais dado tratar-se de uma construção já datada. O programa também solicitava a introdução de mais uma Instalação Sanitária, permitir a utilização da sala de estar também como quarto extra em caso de necessidade e a melhoria dos níveis de conforto térmico durante todo o ano.
Intervenção Arquitetônica
O projeto propôs então a divisão do espaço da Instalação Sanitária existente em duas novas Instalações Sanitárias mais compactas e a redistribuição espacial das áreas comuns (Hall, Salas, Cozinha) com a introdução de painéis de correr que permitem a transformação, quando necessário, da Sala de Estar em Quarto, não interferindo no entanto com a utilização habitual dos restantes espaços. Procedeu-se igualmente à optimização dos espaços de circulação integrando-os o mais possível nos novos compartimentos reconfigurados com o intuito de ampliar a área dos divisões mais nobres.
Optou-se pela seleção de uma paleta de materiais neutra, em consonância com o gosto do Dono de Obra, mas tendo em atenção também as propriedades tácteis da mesma, nomeadamente ao nível do pavimento cerâmico e das carpintarias em madeira de bétula. Por outro lado utilizaram-se duas grandes portas envidraçadas no acesso ao corredor e à cozinha na perspectiva da melhoria das condições de iluminação natural e artificial de todo o apartamento e procedeu-se à substituição de todas as caixilharias existentes por outras com elevados níveis de conforto térmico, tendo-se igualmente reconfigurado toda a Rede Elétrica e de Água e Esgotos.