- Área: 345 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Lauro Rocha
-
Fabricantes: Alwitra, JN Vidros, Torinho Serralheria
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de reforma para implantação da casa-atelier do artista plástico Sérgio Fingermann em 2018 ampliou o edifício multifuncional que para ele havíamos executado em 2011. Localizado em um lote com 8 metros de largura, 30 de profundidade, e 4 metros de declive entre a rua Medeiros de Albuquerque e o Beco do Batman na Vila Madalena, o prédio modular em estrutura metálica foi modificado para atender a um novo programa de necessidades.
Os dois apartamentos que haviam sido anteriormente construídos no pavimento superior, foram unidos para abrigar a nova residência do artista. No pavimento térreo, no nível da Rua Medeiros de Albuquerque, o espaço da Galeria onde funciona o Contraponto (espaço cultural administrado pelo artista) usado para exposições e eventos foi ampliado com a incorporação do recuo lateral.
No pavimento inferior, foi executada uma nova cobertura para o recuo de fundo de modo a ampliar a área interna. A ampliação se deu sob uma nova estrutura metálica inclinada, coberta com chapas de OSB de 25mm sobre as quais se aplicou a proteção em manta Evalon da Alwitra. Esta ampliação gerou um novo espaço para as aulas de pintura e para o atelier do artista.
O novo mezanino criado nesta área do atelier guarda o acervo de obras em papel. A intervenção conferiu ao imóvel uma área interna com uma espacialidade distinta, caracterizada por diferentes alturas e pelo aproveitamento da luz natural por aberturas laterais e zenitais qualificando o espaço da prática artística.