- Área: 70 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Cosentino, Hunter Douglas, Brastemp, Casiere, Deca, Gobbi Novelle, Jasmin Tapetes, Lar Decor, Manjabosco Decor, Movesa, Pedraria Ivoti, Portobello, Schuster, Stilo Elevato, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. A planta livre deste apartamento de 70 metros quadrados, como foi entregue pela construtora, serviu como tela em branco para um projeto desafiador: criar um lar para um casal de jovens criativos.
Quem assumiu essa tarefa foi a dupla de arquitetas Débora Feistauer e Taís Nicolacópulos, do escritório Bloco Z Arquitetura, com sedes em Porto Alegre e Florianópolis.
A premissa do projeto foi: valorizar a falta de paredes entre os dormitórios e a sala e fazer um ambiente totalmente integrado, para dar espaço à proliferação de ideias dos moradores: ele é ilustrador e tatuador e ela, designer de moda.
Para permitir o fechamento do dormitório do casal, quando necessário, foi projetado um painel retrátil de marcenaria. Um segundo ambiente, também modulável, abriga o ateliê de moda e pode se converter em dormitório de hóspedes. Dessa vez, foram criados painéis de serralheria móveis com jardim vertical para estabelecer uma camada de proteção visual para a sala. Os painéis também servem como suporte para exibição das artes.
Compondo com essa camada verde está a grande bancada de trabalho onde os clientes criam suas artes.
Os dois níveis móveis de divisão de ambientes idealizados pelas arquitetas possibilitam quatro configurações diferentes para a planta do apartamento, permitindo que o casal compartilhe os espaços do quarto e ateliê, sala e ateliê, dividam os três cômodos ou circulem por todo o apartamento sem fazer distinção entre eles.
A descontração do projeto segue na paleta: tendo o cinza como base e alguns pontos de madeira, foi possível explorar as cores nos mobiliários, nos revestimentos, nos objetos, na vegetação e nas próprias artes pessoais dos clientes. Exemplos disso são os móveis da cozinha e o ousado banheiro bicolor. O preto também imprime sua forte marca no banheiro de visitas.
O resultado do projeto passa longe do óbvio, deixando a sobriedade de lado para encher os olhos de quem entra no apartamento, e a cabeça de quem mora nele de ideias.