- Área: 2300 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Tim wu, Jingrui Lin
-
Fabricantes: Metaldesign
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um edifício com planta livre de 2300 metros quadrados e pertence a um escritório de design coletivo. Os proprietários esperam colocar a história local no centro do espaço como uma manifestação da cultura corporativa. O ponto de partida foi esta questão histórica, que se materializou em forma de uma circulação formada por arcos.
Com um elemento translúcido torcido que cobre o átrio, a luz natural é filtrada, criando uma sensação de túnel do tempo embrulhado por um edifício antigo, como se estivesse conectando as duas épocas. O novo e o velho, a tradição e o futuro, estabelecem um diálogo e combinam a modernidade das empresas de tecnologia com as tradições antigas da cultura do trabalho.
O átrio pertence a um anexo do edifício. Para equilibrar o peso dos arcos e sua altura, decidiu-se adotar um tipo de toldo com persiana trançada, transparente, o que proporciona espaço suficiente para transitar, evita obstáculos na paisagem e reduz o volume efetivo do elemento. Além disso, a torção e a luz dão ritmo ao fluxo das pessoas.
O projeto retém a essência da tradição chinesa dos pátios, um espaço em corredor que exige táticas para trazer cenas e enquadramentos que conformam o lugar, o que permite uma rica experiência visual.
Existem diversos modos de focar na tradição. Neste projeto escolheu-se uma. A ideia foi criar um espaço baseado nas tradições arquitetônicas orientais de espaços sociais. O resultado é um espaço que funciona tanto independente quanto junto das tradições.