- Área: 306 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Gabe Border
Descrição enviada pela equipe de projeto. A jovem família que solicitou este projeto, desejava construir uma casa de final de semana em um grande terreno localizado nos arredores de Jackson Hole, Wyoming. Implantamos o projeto em meio a uma extensa área que sazonalmente é inundada de acordo com o regime das chuvas. Um pequeno riacho que por ali passa, é o ambiente ideal para o crescimento de trutas. Leste e oeste fornecem vistas espetaculares para as montanhas enquanto que a orientação sul, sofre com os fortes ventos da região.
A arquitetura surge das respostas que o contexto demanda. Elevando a estrutura e o programa nos protegemos das inundações recorrentes além de minimizar o impacto no delicado ecossistema do terreno. Não medidos esforços para preservar e recuperar a paisagem natural do local, minimizando a área de ocupação do edifício - criando um layout compacto e eficiente. Essa estratégia faz com que o impacto no solo seja mínimo. Tendo todos os programas da casa elevados acima da vegetação, proporcionamos um projeto que permite amplas vistas para a bela paisagem do Wyoming. As montanhas do Parque Nacional de Grand Teton tornam-se visíveis a leste, onde é possível admirar desde longe a marcha das manadas de alces pela encosta. A partir deste mirante que a casa se tornou, o céu, a paisagem e a vida selvagem fornecem incríveis momentos de adoração ao longo dos dias e do ano.
A exaustiva análise dos dados físicos e climáticos do terreno, não apenas forneceram as bases para decidirmos onde seria melhor implantar a casa, mas também auxiliaram na tomada de decisões sobre o layout interior, tanto em planta como em corte. Fluxos de circulação separam as zonas públicas das privadas enquanto que as aberturas elevadas servem para melhor iluminar e ventilar naturalmente os espaços da casa. O programa foi organizado com o espaço social principal e a suíte do casal localizada no andar superior, onde é possível capturar as melhores vistas. Momentos e paisagens exclusivas são enquadradas através de aberturas escolhidas a dedo e com enormes painéis de vidro, os quais permitem o acesso direto às varandas cobertas. Os beirais profundos do telhado proporcionam sombreamento e proteção das fortes chuvas deste clima implacável e em constante transformação.
A paleta de materiais, a rocha, a terra e a madeira manchada trabalham para fortalecer a unidade do projeto, conectando a arquitetura aos materiais e texturas locais. Flutuando acima da paisagem, a casa torna-se um refúgio ímpar em meio a uma paisagem única e surpreendente.