- Área: 150 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Laura Cavelli
-
Fabricantes: CARA/DAVIDE, Cassina, Ideal Work, Infiniti
Descrição enviada pela equipe de projeto. OASI architects é um escritório de arquitetura fundado em 2009 que se dedica a responder às necessidades individuais e coletivas. O nome não é uma assinatura e nem presume uma atitude. O nome é um método. Os projetos são desenvolvidos a partir de uma análise cuidadosa do contexto, não somente em termos geográficos, mas também abrangendo a complexidade das condições como o cliente, o orçamento e os prazos. Mesmo que as vezes seja levemente afetado por decisões artísticas ou estéticas, cada projeto é fiel às necessidades específicas que emergem dessa análise.
Pesquisa e observação têm papel fundamental no processo de projeto do escritório. Essas atividades são focadas em absorver as experiências e a atmosfera das cidades que estão trabalhando, e entender sua paisagem e seu contexto. O OASI acredita nessa metodologia para definir os lugares e as condições capazes de proporcionar os melhores momentos para as pessoas, resultando em um potencial oásis.
CASA FGN
Um terreno, um pequeno pomar. Fértil
Um contexto suburbano, sem especificidades. Anônimo.
Dois jovens pais e seus filhos. Ambicioso.
Antes da intervenção, o jardim parecia um espaço baldio, cercado por painéis de concreto pré-fabricado e fazendo fronteira com outras construções. O novo projeto se enquadra nas limitações do terreno e busca otimizar o jardim.
A área verde existente se torna parte do projeto, funcionando como um plano de fundo para a nova construção. Os volumes do novo edifício foram conceitualmente divididos em três módulos que se deslocam no eixo norte sul, gerando aberturas internas e espaços abertos correlacionados. Os três volumes são conectados por uma cobertura que abrange todo o edifício, criando passarelas cobertas e varandas.
Na parte norte, na entrada a partir da rua privativa, foi formado um rasgo na cobertura que conforma um pátio, trazendo luz e ventilação para o volume central. A casa é em grande parte térrea, com um ático não habitável de 40 metros quadrados. A fachada noroeste do volume é deliberadamente inclinada para o oeste, garantindo a boa iluminação e permitindo que os usuários desfrutem do pôr do sol.