-
Arquitetos: Thomas Phifer and Partners
- Área: 22 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Iwan Baan courtesy of Thomas Phifer and Partners
-
Fabricantes: Terrazzo & Marble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um terreno de 900 mil metros quadrados em Potomac, estado de Maryland, próximo à Washington, DC, Glenstone é um museu de arte moderna e contemporânea que oferece aos visitantes uma experiência única, integrando as obras de sua coleção com a arquitetura e a paisagem. O projeto original, conhecido como "a galeria", foi projetado pela Gwathmey Siegel & Associates Architects e aberto ao público em 2006. A paisagem natural, concebida por Adam Greenspan e Peter Walker da PWP Landscape Architecture, incorpora espaços expositivos à céu aberto para grandes intervenções artísticas e esculturas em meio à pradaria e aos bosques intocados do entorno. O acesso à Glenstone é gratuito e as visitas devem ser agendadas para garantir que os visitantes possam experimentar este mundo de arte e cultura tranquilamente e sem pressa.
Com a finalidade de ampliar o acesso à um público interessado cada vez maior, o Glenstone acaba de inaugurar um amplo projeto de reforma e expansão de suas instalações. O elemento central é um novo edifício de 18950 metro quadrados, chamado de "o pavilhão", projetado pela Thomas Phifer and Partners.
Incorporado-se à paisagem, os novos e discretos edifícios parecem brotar do chão, como rochas em meio a um horizonte montanhoso. O "pavilhão" é organizado ao redor de um grande espelho d'água central em forma de jardim flutuante. O novo edifício abriga uma variada gama de salas e espaços expositivos com tamanhos diversos e configurações e condições de iluminação diferentes para abrigar instalações e exposições igualmente heterogêneas. A nova estrutura amplia significativamente os espaços expositivos do Glenstone, de 850 para 5.500 metros quadrados, além de abrigar novos áreas administrativas e instalações de apoio. Um plano diretor estratégico e um projeto de paisagismo foi desenvolvido pela PWP Landscape Architecture, dobrando a área de florestas, prados e riachos protegidos e acessíveis ao público, abrangendo uma área aproximada entre 500 e 900 mil metros quadrados. O projeto recentemente inaugurado também conta com um novo edifício público de acesso, dois cafés independentes e, a ser inaugurado em 2019, um centro de práticas ambientais e sustentáveis.
O Pavilhão primeiramente é visto como um aglomerado de formas prismáticas de vários tamanhos e propões embutidas na paisagem verde. O Edifício é composto de onze salas independentes das quais nove foram concebidas para abrigar instalações de um único artista no momento da inauguração. Um dos espaços acolhe uma exposição com obras de 52 artistas representados na coleção do Glenstone, enquanto uma segunda sala se abre completamente à paisagem natural, mudando o foco do interior para o exterior do conjunto. Todos estes conjuntos de espaços externos também funcionam como espaços expositivos, abrigando diversas obras escultóricas junto ao pátio central.
O projeto do Pavilhão foi concebido a partir de materiais que evocam um diálogo direto com a paisagem, elementos atemporais da natureza. A fachada exterior foi construída com 26.000 blocos de concreto empilhados, individualmente concretados in loco com mais de um metro e oitenta de comprimento e trinta centímetros de altura e profundidade. Embora não tenham sido usados pigmentos na composição do material, o método de concretagem e a mistura de cimento e areia foram planejados para criar pequenas variações na cor e na textura do concreto. Estas suaves variações de textura contrastam deliberadamente com a precisão dos outros elementos de aço e vidro, aberturas especialmente projetadas usando enormes painéis de vidro de 2,70 x 9,00 metros, embutidos em montantes de aço inoxidável. As superfícies opacas e transparentes se complementam perfeitamente criando um jogo entre os espaços abertos e fechados do conjunto. Tábuas de madeira foram utilizadas para revestir as paredes internas, o teto e o piso do café, o hall de entrada e a sala aberta para o pátio.