Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa BL1 é resultado do desejo de uma jovem família em mudar de ares, deixando a capital para viver à beira mar, em Cáhuil. Este não é o projeto de uma casa de final de semana, mas um passo decisivo em direção a um estilo de vida mais informal, afastando-se do cotidiano metropolitano para adentrar em um contexto quase rural, um contato direto e diário com a natureza.
Devido à essa drástica mudança, além do programa tradicional da "casa", outros espaços foram incorporados ao projeto: áreas comuns, áreas de serviço e espaços para acomodar hóspedes frequentes além de uma oficina, seja como espaço de trabalho seja como espaço para a prática de yôga, uma garagem/varanda/camarim que pode ser usada seja como uma sala multiuso seja como uma cabana independente que poderá até ser alugada (casa BL II).
O terreno, de 5000 metros quadrados, sem árvores ou elementos naturais preexistentes, permite uma vista ampla para o oceano, ainda que no distante e remoto horizonte que aponta para o oeste. Outro fator importante é a direção dos ventos dominantes vindos do sul durante o inverno e do norte durante a estação das chuvas.
O projeto está organizado conformando uma planta em “L”. A ala leste-oeste se desenvolveu a partir de um contêiner preexistente que bloqueia o forte vento sul. O eixo note-sul se configura em dois diferentes níveis, completamente construídos em madeira. No ponto de conexão entre estas duas peças arquitetônicas encontram-se o principal acesso à residência, os espaços de uso comum e um deck que leva até o volume da garagem-cabana. A partir de cada uma das extremidades desta planta em "L" é possível acessar uma longa varanda diagonal de conexão, a qual resulta de um sistema de pilares e vigas que se projetam a partir da estrutura da casa criando elementos de proteção solar além de permitir que os espaços internos se expandam para o exterior.
De modo a otimizar o tempo de construção, decidimos por simplificar ao máximo os detalhes e desenhar toda a estrutura da casa de acordo com os sistemas construtivos utilizados e conhecidos pelos trabalhadores locais.