![](https://images.adsttc.com/media/images/5baa/0146/f197/cca2/3c00/056e/newsletter/-_Featured_Image.jpg?1537868084)
- Área: 960 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:studio erick saillet
-
Fabricantes: Casalgrande, Serge Ferrari, Soprema, Tarkett
![](https://images.adsttc.com/media/images/5baa/018e/f197/cca2/3c00/056f/newsletter/04_street_facade%E2%88%8FStudio_ErickSaillet.jpg?1537868158)
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi implantado na área externa de um conjunto de escolas localizado no centro da cidade, um lugar de tecido urbano adensado. A área externa reservada para a escola primária é delimitada por um beco sem saída para oeste e pelo edifício Jules Ferry, em forma de L, para o leste e norte. No meio do terreno, dois plátanos conformam os principais pontos de interesse.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5baa/0220/f197/cca2/3c00/0573/newsletter/12_view_since_the_schoolyard%E2%88%8FStudio_ErickSaillet.jpg?1537868303)
![](https://images.adsttc.com/media/images/5baa/00cc/f197/cca2/3c00/056c/medium_jpg/HJ_PUB_plan_Rdc_0001.jpg?1537867967)
![](https://images.adsttc.com/media/images/5baa/01b7/f197/cca2/3c00/0570/newsletter/06_class_circulation%E2%88%8FStudio_ErickSaillet.jpg?1537868200)
Na arquitetura rural tradicional local usa-se terra batida como material construtivo de forma que as paredes que um dia delimitavam o terreno, já demolidas atualmente, foram construídas com esse material. Os edifícios do grupo escolar, que datam do século XIX, foram construídos em alvenaria. O anexo para a escola infantil surge neste tecido denso já pré-existente, se encaixando suavemente, entre paredes de adobe e plátanos.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5baa/01f5/f197/cca2/3c00/0572/medium_jpg/09_adobe_facade_detail2%E2%88%8FStudio_ErickSaillet.jpg?1537868260)
![](https://images.adsttc.com/media/images/5baa/01e0/f197/ccaa/3500/01eb/medium_jpg/08_adobe_facade_detail%E2%88%8FStudio_ErickSaillet.jpg?1537868237)
O projeto consiste em um volume de alvenaria revestida que se inclina levemente para dar espaço às árvores. O edifício foi construído sobre um embasamento de adobe, o que remete ao vocabulário das paredes antigas ao mesmo tempo que utiliza material abundante no terreno, um solo argiloso e ocre.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5baa/01c9/f197/cca2/3c00/0571/newsletter/07_school_canteen%E2%88%8FStudio_ErickSaillet.jpg?1537868217)
Na parte do pátio uma estrutura de madeira, um pouco mais baixa, oferece um espaço coberto e aberto, acessível para as crianças. Este espaço serve para desafogar o outo pátio da escola, que durante as aulas fica cheio. O novo pátio se deforma segundo as árvores pré-existentes, evitando que as raízes obstruam a passagem. O principio estrutural é simples e usa peças de madeira sólida local, empilhadas, justapostas e sobrepostas, como um jogo de construção para crianças. Os montantes verticais de madeira funcionam como um guarda-sol voltado para o leste.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5baa/0094/f197/ccaa/3500/01e5/newsletter/HJ_PUB_coupe_400_0001.jpg?1537867912)
A organização do espaço é feita em um volume longo que delimita o pátio ao norte. O princípio distributivo mono-orientado permite iluminar a circulação naturalmente. Salas de aula e atividades são sobrepostas de acordo com a produção de decibéis; o vestiário acima da cantina, a biblioteca acima das mesas, as grandes classes acima dos pequenos e nada acima do banheiro.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5baa/01a4/f197/ccaa/3500/01ea/medium_jpg/05_street_facade2%E2%88%8FStudio_ErickSaillet.jpg?1537868179)