
- Área: 960 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:studio erick saillet
-
Fabricantes: Casalgrande, Serge Ferrari, Soprema, Tarkett

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi implantado na área externa de um conjunto de escolas localizado no centro da cidade, um lugar de tecido urbano adensado. A área externa reservada para a escola primária é delimitada por um beco sem saída para oeste e pelo edifício Jules Ferry, em forma de L, para o leste e norte. No meio do terreno, dois plátanos conformam os principais pontos de interesse.



Na arquitetura rural tradicional local usa-se terra batida como material construtivo de forma que as paredes que um dia delimitavam o terreno, já demolidas atualmente, foram construídas com esse material. Os edifícios do grupo escolar, que datam do século XIX, foram construídos em alvenaria. O anexo para a escola infantil surge neste tecido denso já pré-existente, se encaixando suavemente, entre paredes de adobe e plátanos.


O projeto consiste em um volume de alvenaria revestida que se inclina levemente para dar espaço às árvores. O edifício foi construído sobre um embasamento de adobe, o que remete ao vocabulário das paredes antigas ao mesmo tempo que utiliza material abundante no terreno, um solo argiloso e ocre.

Na parte do pátio uma estrutura de madeira, um pouco mais baixa, oferece um espaço coberto e aberto, acessível para as crianças. Este espaço serve para desafogar o outo pátio da escola, que durante as aulas fica cheio. O novo pátio se deforma segundo as árvores pré-existentes, evitando que as raízes obstruam a passagem. O principio estrutural é simples e usa peças de madeira sólida local, empilhadas, justapostas e sobrepostas, como um jogo de construção para crianças. Os montantes verticais de madeira funcionam como um guarda-sol voltado para o leste.

A organização do espaço é feita em um volume longo que delimita o pátio ao norte. O princípio distributivo mono-orientado permite iluminar a circulação naturalmente. Salas de aula e atividades são sobrepostas de acordo com a produção de decibéis; o vestiário acima da cantina, a biblioteca acima das mesas, as grandes classes acima dos pequenos e nada acima do banheiro.
