- Área: 1207 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Bruno Lima
-
Fabricantes: Hansgrohe, Alumiaco, Campelo Prime, Concrepoxi artefactos, Decortiles, Newline, Palimanan, SteelDecor, Stella Tech, Vao Livre
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Praia do Patacho, localizada em Alagoas, é hoje um dos poucos destinos ainda “intactos” do litoral nordestino, em meio a 40km de coqueiros, diferente de tudo o que há na região. Cenário perfeito para um produto que também se propõe a ser diferente de tudo o que há na região.
O Hotel Pedras do Patacho se enquadra na categoria de “Hotel Boutique”, sendo que está na essência de um empreendimento boutique entregar para o hóspede muito além do que, talvez, ele mesmo esperasse vivenciar naquele lugar.
O objetivo era criar uma arquitetura marcante e espacialmente relevante, capaz de impactar e proporcionar uma experiência que fique guardada na memória pelo resto da vida. O partido foi uma arquitetura mais minimalista, exclusiva e sofisticada, entendendo as principais operações hoje da hotelaria boutique no mundo.
O principal desafio foi vencer o terreno estreito, de modo que nenhum bangalô ficasse prejudicado pela sua posição, mas ainda tivesse toda privacidade. O ponto de partida foi criar um caminho, no sentido longitudinal do terreno, formado por paredões com 7m de altura, revestidos com pedra natural. O percurso, orgânico e relativamente estreito, proporciona ao hóspede pequenas descobertas, potencializando a questão das experiências sensoriais que a arquitetura pode provocar.
Por trás dos paredões encontram-se os bangalôs, somando 7 ao todo, apenas na primeira fase do empreendimento. Todas as unidades contam com vista para o mar e, nessa linha de garantir uma total privacidade e exclusividade para o nosso hóspede, desenvolvemos um bangalô que possui, em sua cobertura, uma piscina privativa com paisagismo exclusivo assinado para cada unidade, onde é possível usufruir do prazer de relaxar em meio à atmosfera tranquila da Praia do Patacho, com uma vista única.
O uso de materiais rústicos e atemporais, explorados em todo o percurso do Hotel, no interior dos bangalôs, restaurante e áreas comuns dão o ar minimalista e contemporâneo do empreendimento. Foram incorporados elementos arrojados à paisagem que envolve o Hotel: revestimentos como pedra, madeira e aço Corten compõem nossa estrutura juntamente a itens como placas metálicas e vidro, dando vida a uma identidade arquitetônica singular.
O aço Corten também dá nome ao nosso restaurante, todo revestido externamente pelo material. O volume, sob pilotis, dá a impressão de estar “flutuando” em cima da piscina comum, aproveitando uma vista panorâmica para a Praia do Patacho. No seu interior, piso em concreto polido, fechamento da escada em vergalhões, teto em ripas de madeira e parede com telas metálicas (aquelas que usamos como armadura de concreto armado) fazem o contraste com um banco laranja gigante que se destaca no ambiente.
Um local pensado, desde sua concepção, para criar memórias – seja através da arquitetura, da gastronomia ou do atendimento – o Hotel Pedras do Patacho é garantia de que o hóspede terá, no mínimo, uma experiência diferente de tudo o que ele já viveu.