-
Arquitetos: James Corner Field Operations, Marlon Blackwell Architects
- Área: 3 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Timothy Hursley, Justin Fox Burks
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque Shelby Farms, um dos maiores parques urbanos dos Estados Unidos, implementou um masterplan desenvolvido pela James Corner Field Operations (JCFO) para revitalizar o parque e transformá-lo em um ícone do século XXI. Localizado em uma propriedade que já foi um presídio-fazenda e que hoje é usada para agricultura, o parque transformado é ao mesmo tempo uma cidade e um equipamento regional. O "Coração do Parque", a peça central e centro social do parque, apresenta um conjunto de novos edifícios e estruturas dispostas em torno dos 80 acres do Lago Hyde.
Os edifícios do Parque Shelby Farms buscam equilibrar o local e o universal, apresentando um ao outro e honrando o valor de ambos. Este tem sido um papel de Memphis há muito tempo, oferecendo uma coleção de sua cultura local para o mundo em geral. Agora o Parque Shelby Farms oferece a oportunidade para esses fluxos – a saída do local, e a chegada do universal – coexistirem numa paisagem comum. Cada elemento é intensamente específico em sua função e articulação, mas universal em sua figuração abstrata.
Baseando-se em elementos vernaculares locais – varandas, casas estilo dogtrots, galpões agrícolas – os edifícios estabelecem um conjunto de volumes com uma mesma paleta de materiais. Com uma localização central, o Centro de Visitantes cria uma nova imagem icônica para a paisagem renovada. O edifício funciona como o centro do parque, servindo como um ponto de chegada para os visitantes e direcionando ao centro de boas-vindas, a loja de presentes e as funções administrativas. Aparentemente com mais varandas que espaços fechados, o Centro de Visitantes abraça e exalta a paisagem. Elegante e rítmica à distância, uma generosidade é revelada, com uma paleta de materiais que nasce da interseção entre o natural e o industrial.
Paredes de cipreste locais de crescimento secundário, oferecem aconchego e textura nas dogtrots que servem como transição para a impressionante fenda com vista para o novo lago. Em contraste, uma indescritível pele de grade de alumínio suavemente filtra a luz do sol, permite rápidos vislumbres da arquitetura agrícola industrial e permite que o ar úmido de Memphis entre, lentamente direcionado por grandes ventiladores pairando no teto. Há uma varanda profunda no Restaurante e Centro de Eventos, um lugar para assistir o sol se por na sutil curva do lago. Localizado no extremo leste do lago, o Restaurante e Centro de Eventos é um catalisador econômico e social para o parque. Baixa e espalhando-se à medida que se mistura à paisagem, a base de pedra proporciona uma permanência que complementa a cobertura protetora.
O palco de eventos, a boat house e os pavilhões de piquenique à beira do lago contribuem para a paisagem ativa e dinâmica do Coração do Parque. Cada pavilhão se conecta aos caminhos que unem a experiência física e social do Parque Shelby Farms. A escala e ambição do projeto provavelmente levará o tempo de uma geração para ser totalmente apreciada; no entanto, agora, em sua 'infância', a paisagem renovada e os novos elementos construídos enriquecem a cidade de Memphis, oferecendo um recurso inestimável para uma população diversificada.