- Área: 429 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Holger Kehne
-
Fabricantes: Admonter, Georg Bechter Licht, Investwood
Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação está localizada no bairro de Santa Maria, lugar de peregrinação próximo a Dobbiaco. O terreno possui em uma inclinação em direção ao sul, em frente à cadeia montanhosa de Dolomitas.
A ideia do projeto se desenvolveu a partir das restrições impostas pela legislação: minimizar a implantação da edificação e o requisito de uma cobertura inclinada paralela à inclinação.
O volume final e o conceito de todo o projeto são o resultado de um processo de subtração. Começando como volume máximo (como deriva da altura e das superfícies dadas) com certas partes utilizadas para criar funções específicas; um espaço coberto para estacionamento, varandas protegidas e terraços no nível do ático que introduzem luz à casa.
Enquanto se projeta utilizando o volume máximo permitido por lei, o tamanho da edificação é reduzido e traduzido em uma circulação interna muito compacta. A residência está dividida em duas moradias, a casa principal, utilizada para a família do cliente, distribuída em 3 pavimentos. No nível da entrada estão os dormitórios, no nível inferior a sala de estar e a cozinha com acesso ao jardim e no subsolo as habitações secundárias.
No pequeno ático existe uma segunda residência, que desfruta de amplos terraços obtidos da remoção volumétrica.
Material
A escolha dos materiais segue a filosofia de redução que é adequada para toda a edificação. As paredes exteriores e cobertura estão feitas com somente um material: telhas de cedro branco, um sistema de material local tradicional com um resistência excepcional às intempéries. Inicialmente de cor perolada, com o tempo se converterá em um cinza claro uniforme. O outro material é o vidro, utilizado em toda a altura das aberturas, com esquadrias de metal e os detalhes das bordas de aço inoxidável.
Prestou-se especial atenção na redução da emissão de carbono, utilizando janelas de triplo envidraçamento, ventilação controlada, um sistema de calefação com fogão de pellets e isolamento estendido com fibras de madeira. No interior, o gesso à base de cal garante um excelente rendimento acústico e controle de umidade.
Descrição do produto
Valchromat é um produto inovador que combina as características da madeira com o brilho das cores e, devido a sua flexibilidade única, permite explorar a beleza das texturas e melhor engenharia. Valchromat não é MDF, é uma evolução do MDF.
O valor agregado desse material não somente provem da cor, mas também da sua composição e processo de fabricação distintos. É um painel de fibra de madeira pintado em todas as faces, onde as fibras são coloridas individualmente, impregnadas com tintas orgânicas e unidas por meio de uma resina especial que confere à Valchromat características físicas e mecânicas únicas:
- É resistente à umidade;
- Possui maior coesão interna e, portanto, maior resistência mecânica;
- Permite trabalhar em três dimensões - mecanização;
- Possui maior resistência a flexão;
- Requer menos acabamentos;
- Assegura uma menor abrasão da ferramenta.
Neste projeto utilizamos Valchromat para as bancadas dos móveis da cozinha.