- Área: 7 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Sander Foederer
It Goddeloas Fiersicht (traduçāo literal: "a visão sem Deus") inaugurou na província holandesa do norte da Frísia e tornou-se um lugar místico onde os visitantes desfrutam de uma vista panorâmica da paisagem do Noardlike Fryske Wâlden. It Goddeloas Fiersicht é uma das três obras de arte que foram executadas no contexto da recém-construída estrada provincial DeCentrale As.
Esta não é a primeira plataforma de observaçāo projetada pela NEXT: no verão passado, o escritório anunciou que venceu a competição para uma plataforma de observaçāo na costa belga. Ambas as obras criam uma forte ligação entre a arquitetura e as características únicas e a história do local. It Goddeloas Fiersicht é uma obra de arte em camadas que oferece uma visão poética e uma perspectiva única da intersecção entre natureza, geologia, história e lendas.
Um olhar para o passado
Mais de 200.000 anos atrás, durante a Era Glacial, uma calota de gelo tinha vários metros de espessura. Há 7 metros acima do nível do solo, It Goddeloas Fiersicht traz de volta o antigo nível do solo. Um exercício de voltar no tempo, através das diferentes camadas do solo.
Um vislumbre entre passado e presente
A Era Glacial trouxe várias pedras para a área. Muitos dos pedregulhos foram escavados durante a construção do De Centrale As. A maior está em exibição dentro da torre, como uma relíquia de um passado antigo.
Uma visão de um lugar místico
O nome da obra de arte refere-se ao caminho histórico que foi construído aqui em 1453 como um trajeto entre Dokkum e Drachten. Na Idade Média, o caminho era usado pelos monges como uma rota comercial segura pela área.
Uma visão de histórias antigas
Há um pequeno lago no final do caminho. A lenda diz que o próprio diabo puxou almas inocentes para a água. Neste contexto, It Goddeloas Fiersicht é como um lugar seguro para procurar refúgio.