- Área: 184 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fangfang Tian
Concrete Vessel é uma casa experimental que o escritório FCJZ projetou para a exposição China House Vision com curadoria do renomado designer japonês Kenya Hara, atualmente em exibição em Pequim. Temos como parceira corporativa a Haier, uma empresa de eletrodomésticos popular no país.
Como o mote da exposição é refletir sobre a habitação do futuro, começamos a imaginar uma casa que conjugaria de forma verdadeira um ambiente com ar fresco, luz natural, plantas vivas e o céu azul, que são recursos escassos no modo de vida atual das cidades, mas com o desafio de manter um grau de privacidade requerido pela vida doméstica.
Construída a partir da noção da tradicional casa pátio de Pequim, a casa também apresenta um elemento natural no centro de uma residência introvertida em forma de átrio. No entanto, na nossa versão da casa pátio, as fronteiras entre espaços internos e externos podem ser completamente dissolvidas, assim o pátio torna-se parte do espaço interno da casa, além de parte integral da arquitetura.
Um espaço de estar contínuo envolve o pátio e pode ser dividido em dois ou quatro ambientes deslizando as divisórias se houver tal necessidade. Enquanto isso, todos os equipamentos eletrônicos necessários foram totalmente integrados no sistema do edifício.
O sistema estrutural consiste em pilares de aço ao longo da periferia do edifício, com um telhado em balanço e beirais ao redor do pátio. O material utilizado em todas as superfícies, dentro e fora do prédio, incluindo os revestimentos dos eletrodomésticos e dos móveis, é um Concreto Reforçado com Fibra de Vidro (ou GRC) fino de 3 mm, feito a partir de restos de construção reciclados. A espessura fina faz com que esse material seja muito leve, e sua porosidade cria um espaço vivo que respira e filtra o ar ao mesmo tempo que permite a entrada de luz natural.
Escolhemos o nome do edifício, Concrete Vessel ( em português "Embarcação de Concreto") para levar os visitantes da exposição a descobrirem como o concreto evoluiu para uma nova substância que deixou de impedir a conexão entre a vida e a natureza, pelo contrário, ele agora ajuda a criar uma interface amigável.
A pesquisa e desenvolvimento da tecnologia GRC foram conduzidos por Baogui Shiyi em colaboração com FCJZ.