- Área: 36 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Lauro Rocha
-
Fabricantes: Deca, Gail, Lorenzetti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na reforma deste apartamento de 36m2 para um jovem casal as principais demandas se concentravam na otimização das áreas molhadas e maior integração entre a cozinha e a área comum. Para isso algumas paredes foram removidas, como a parede que separava a sala da cozinha, as bonecas entre a área de serviço e cozinha, as paredes do hall e do acesso ao dormitório.
A área de serviço original tinha uma geometria complicada e não caberia adequadamente uma lava-roupas. Por isso, o tanque cerâmico foi removido e a área de serviço foi projetada como uma continuidade da cozinha.
Por uma razão de higiene e privacidade, a separação de funções entre preparo de comida e limpeza foi solucionada através de uma uma divisória móvel em vidro temperado jateado, permitindo o isolamento da área de serviço em situações mais públicas. O acabamento em vidro translúcido permitiu a garantia da luz natural proveniente da janela desse ambiente, com orientação oeste, mesmo que fechado.
O banheiro também recebeu uma divisória móvel em vidro temperado como solução de acesso, utilizando o mesmo trilho da área de serviço. A porta de correr no banheiro foi fundamental para a otimização da área interna. O piso cerâmico da cozinha se estendeu diagonalmente pelo hall até o acesso do banheiro. Os tacos removidos foram utilizados como reposição das paredes removidas. O detalhe do encontro entre cerâmica e madeira, por se tratarem de paginações e dimensões diferentes, privilegiou a integridade do piso cerâmico, deixando os ajustes de arremate para as peças de madeira.
Uma mesa fixa foi projetada no vão entre a cozinha e a sala. Essa decisão feita em conjunto com os clientes descartava a necessidade de uma mesa solta no ambiente da sala, deixando a disposição de móveis e a circulação mais flexíveis. A geometria irregular resultou numa mesa de cinco lugares e também contribui para quebrar o paralelismo do apartamento, propiciando uma certa dinâmica de visuais e fluxos.
O acesso às áreas molhadas é feito por portas de correr de vidro, e se utilizam do mesmo trilho preso à parede, solução que foi fundamental para a otimização das áreas internas do banheiro e área de serviço. O vidro temperado translúcido permitiu mais luz natural da janela de orientação oeste, mesmo que fechada. O piso cerâmico da cozinha se estendeu diagonalmente até o acesso do banheiro. O detalhe do encontro entre cerâmica e madeira, por terem paginações e dimensões diferentes, privilegiou a integridade do piso cerâmico, deixando os ajustes de arremate para as peças de madeira. Os tacos removidos foram utilizados como reposição das paredes demolidas