- Área: 106 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Alberto Collet
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de arquitetura de um edifício de apoio a atividades paroquiais, em Gamil, no concelho de Barcelos. O terreno possui uma área de 14 836,00 m2 e é propriedade do requerente, Fábrica da Igreja Paroquial de São João Baptista de Gamil. O terreno apresenta a forma de um polígono irregular, com um relevo pouco acentuado e arborizado pontualmente. Uma construção de 106,18m2 em 1 piso tendo por base um terreno de 14 836,00m2. A implantação da construção foi definida pela pré-existência a recuperar.
A entrada para o terreno será feita pelo arruamento existente. A partir da entrada desenvolve-se um acesso que assenta no terreno e que serve tanto o equipamento proposto como a residencial paroquial.
Toda a envolvente da construção é feita com paramentos em alvenaria de granito. Os espaços habitáveis serão voltados para o interior do terreno. A entrada será feita pela zona exterior demarcada com um pórtico em aço corten e a partir desta sucedem-se os vários espaços habitáveis em um percurso claro e linear.
No total disporá de uma sala de jovens, um gabinete de jovens, um oratório, duas instalações sanitárias e uma zona de arrumos. Optou-se por implantar a construção no interior das ruínas ampliando um bocado a área de construção no sentido sudoeste tirando partido das vistas.
Os revestimentos exteriores adotados farão lembrar a existência de simples muros de granito, com caixilharia de alumínio e panos de vidro. Toda a lógica da intervenção arquitectónica vai no sentido de minimizar os impactos da intervenção, procurando integrar o mais possível a arquitectura no local, mantendo a morfologia do terreno e a arborização existente. Alguns panos de paredes exteriores serão em alvenaria de granito, com um pano interior em gesso cartonado, mantendo entre as duas uma caixa de ar impermeabilizada e isolada. A estrutura será em betão (concreto) armado. As caixilharias exteriores serão de alumínio branco, com vidro duplo. A cobertura comportará isolamento com placas de poliuretano extrudido, tipo Roof-Mate/Dow, e revestida a telha cerâmica tipo plasma.
A claraboia aparente na cobertura será em betão rebocado a branco. Pelo interior as superfícies laterais e de tectos serão globalmente lisas e pintadas à cor branco. As portas interiores serão em MDF lacado a branco.
O pavimento de circulação automóvel e pedonal será constituído por cubo de granito azul, mantendo juntas com cerca de 5 cm de aresta, sem guias e assente em almofada de areia sobre solo compactado. O terreno será mantido no seu estado natural.
Tem ainda duas instalações sanitárias passíveis de serem utilizada por pessoas com mobilidade condicionada, possuindo para isso área de circulação suficiente para acesso franco à sanita. A construção está preparada para assegurar o seu uso por pessoas com necessidades especiais / mobilidade condicionada.