- Área: 12000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Aryeh Kornfeld
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Cipa, GLASSTECH, Melón Hormigones
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo prédio da Câmara Municipal está localizado em um dos bairros mais pobres de Santiago.
Ao analisarmos o local, descobrimos que a privação dos espaços públicos e as más condições da infraestrutura eram fatores-chave para a insegurança na vizinhança, levando à falta de coesão social e, portanto, a uma relação menos fluida entre o governo local e a comunidade.
Acreditamos que unir as pessoas através do valor da arquitetura e espaços públicos pode melhorar a qualidade de vida tanto para os funcionários da prefeitura quanto para a comunidade em geral. Isso se tornou um dos principais objetivos e conceitos-chave do projeto.
Por outro lado, queríamos projetar um edifício simples de baixo gabarito que melhorasse as áreas públicas conectando-as através de um espaço público interno que poderia atrair a comunidade local para dentro do prédio.
Projetamos um edifício que se relaciona com a vizinhança por meio de um bloco em forma de U, que mantém a fachada contínua voltada para a rua e no interior uma fachada diagonal que permite o controle passivo dos raios solares. No centro, há um volume oval que contém as dependências da comunidade e o salão municipal de convenções. O telhado do edifício foi pensado como um grande terraço e espaço público para exposições e eventos, com o objetivo de multiplicar a diversidade de espaços públicos para a comunidade e gerar maiores possibilidades à infraestrutura do município.