- Ano: 2018
-
Fotografias:Javier Bravo, Ana Patricia Rodríguez, Mixed Estudio Bher
-
Fabricantes: Baumit, ITALFIM, Mármoles Ruiz, Perfial + Termiglass, Persianas Asensi, Weber
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi vencedor do Primeiro Prêmio no Concurso de Ideias para reformar um edifício de dez apartamentos no bairro de Manoteras, cujo objetivo era, por sua vez, servir como "projeto piloto" para futuras ações na região.
O edifício pertence ao conjunto do "poblado dirigido" de Manoteras, um bairro madrilenho construído na década de 1960, com técnicas simples e que atualmente apresenta um grau elevado de deterioração. Ao longo dos anos, os proprietários fecharam varandas, alteraram as aberturas e adicionaram elementos às fachadas, adaptando as residências a suas necessidades, o que, ao mesmo tempo, acabou descaracterizando a unidade do conjunto e envelhecendo a imagem da construção.
A máxima que rege nossa intervenção é a do respeito ao objeto existente e à unidade do conjunto, sendo conscientes, também, em relação ao prejuízo na iluminação e nas vistas que uma ação desmesurada poderia causar aos habitantes das unidades e aos demais vizinhos da área.
Realizamos uma intervenção que não só soluciona as patologias existentes e atinge uma contundente redução da demanda energética, mas também que gera ao conjunto uma imagem atual, única e gentil, na qual o novo volume do elevador se integra completamente ao edifício: não agride nem anula esteticamente o existente, acomodando-se nele sem gerar divisões claras entre "o antigo e o novo".
Por meio da sobreposição de sistemas de controle solar nas fachadas, simplificamos o traçado das mesmas. Dessa forma nos aproximamos da simplicidade de sua composição original, de grandes janelas na sala de estar e varandas em profundidade, mas respeitando a individualidade e diversidade de aberturas que o decorrer dos anos produziu a partir das transformações de uso desse espaço.