A proposta do "Long Lodge" para um alojamento residencial ao longo da Trilha dos Apalaches, recentemente nomeada a Vencedora do Prêmio de Honra da Competição Maine Mass Timber Design de 2018, destaca maneiras simples e criativas das possibilidades e a beleza natural da madeira como material construtivo. A equipe de projeto vencedora criou um alojamento que não só serve como um espaço temporário, mas que se torna uma experiência espacial memorável através dos efeitos das escolhas do projeto estrutural.
A verticalidade acentuada dos pinheiros nativos é justaposta à horizontalidade do alojamento, enfatizando uma outra esfera ao terreno. O alongamento total do alojamento é revelado apenas em meio à floresta, à medida que os visitantes se aproximam dali.
Encapsulando um dinamismo sutil, as duas alas do alojamento erguidas do solo parecem estar se preparando para o movimento. O vazio característico da trilha Caribou Pond entre as duas zonas, integra o movimento da água ao interior do edifício, enquanto os painéis de madeira e as armações uniformemente espaçados imitam a jornada de caminhar por uma floresta densa no deserto. Essas sensações, combinadas juntamente com o brilho da luz, proporcionam uma experiência enigmática.
Utilizando a tecnologia de madeira laminada, o projeto apresenta manobras simples e elegantes com o sistema de treliça. Embora o edifício pareça ter um único telhado pelo exterior, a treliça de cabeça para baixo cria dois declives opostos no interior. Com a capacidade de percorrer grandes distâncias, a treliça permite flexibilidade para os programas dentro da ala de estar. O vazio que liga as duas alas funciona como o pórtico central a partir de ambas as extremidades da trilha.
Usando um módulo de quatro pés (aproximadamente 1,20 metros), as treliças e painéis criam uma parede espessa dentro da ala de estar e uma série de paredes divisórias dentro da ala dos dormitórios. A tectônica dos painéis de madeira possibilita a criação de bancos, cabines, estantes de livros, portas e armários embutidos na estrutura, permitindo que os espaços de convivência fluam perfeitamente e acentuem a linearidade do alojamento. A ala dos dormitórios adota uma estratégia semelhante para a criação de ambientes livres de corredores de tamanhos variados, com suas varandas de nicho individuais.
Diversas considerações ambientais, como a orientação do local e a iluminação natural foram otimizadas para destacar a beleza natural do ambiente. Posicionada em um eixo norte-sul, o alojamento é protegido do vento de inverno, enquanto captura a luz direta pela manhã. Os programas comunitários centrais, como a biblioteca e a sala de aula, estão voltados para o lado sul, aproveitando a luz natural diurna. Além disso, nessa prática sustentável, o projeto visava minimizar o número de árvores que precisavam ser removidas para construção.
O projeto mostra como a simplicidade da madeira pode conformar espaços atraentes sendo estruturalmente eficiente e sustentável.
Membros da equipe vencedora
Yueqi ‘Jazzy’ Li, AIA (Líder de Projeto)
Shuang Bao
Nan Wei
Braham Berg, Associado AIA
Notícia via: Maine Mass Timber Design Competition