- Área: 14 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Stephen Schauer, Marisa Vitale, Nephew LA
-
Fabricantes: Awl Grip, Formica, Legrand, Minwax, Nuprotec, Triview, Varathane
Lighthouse é um micro-edifício, projetado e construído da mesma forma que um mobiliário. Detalhes foram descartados em favor de novos métodos de construção a partir do zero. O resultado é um projeto desenhado para testar a habilidade com os materiais e a percepção do espaço. A variedade de especificidades vai de uma porta sem ângulos retos até uma claraboia feita sob medida que combina materiais tradicionais náuticos com detalhes emprestados dos tetos solares dos carros, de painéis SIP (Painéis Isolados Estruturais) pré-fabricados, até o uso de hardwares da indústria cinematográfica. Este não é um projeto que seria construído por um construtor comum, por conta de sua especificidade.
Dessa forma, as relações padrões da arquitetura foram transpassadas por uma experiência mais experimental. A Lighthouse é um escritório de arquitetura que serve também como expositor das habilidades dos arquitetos e um exemplar das possibilidades que existem para se repensar o projeto e a construção.
O projeto da Lighthouse foi nomeado para refletir seu conceito e seu sistema construtivo: painéis pré-fabricados montados in loco com o mínimo impacto ao meio ambiente, somados às icônicas aberturas como uma porta de entrada maior do que o padrão, janelas e uma claraboia operável que proporciona luz natural durante o dia e uma ambiência confortável durante a noite. Sem a necessidade de fundação, o projeto da Lighthouse se apóia sobre rodízios industriais, originalmente projetados para suportar lixeiras, os quais podem ser movidos ao redor do pátio, facilitando entregas de material e garantindo um espaço externo flexível. A ideia aqui é que futuramente o conceito deste projeto se torne um marco para aqueles que buscam edifícios menores e sustentáveis.