- Área: 156 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Daniel Morcillo
-
Fabricantes: Cerâmica Porto Velho, Marmoraria Jóia de Pedra, Sangefer, Set&Arte, Set&Arte Janelas, Vidraçaria Correas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno com menos de 60m² e localizado no coração da Gávea, no Rio de Janeiro, havia uma casa de dois pavimentos e sem qualidade arquitetônica. Diante do desafio deste ínfimo terreno, havia um programa contido no sonho de construir um espaço multiuso, que pudesse abrigar além do escritório da arquiteta, outros ambientes que dialogassem entre si.
A solução imaginada foi usar uma estrutura metálica e laje pré-moldada de concreto aparente de modo a criar espaços livres em quatro pavimentos, que somam 156 m². Para garantir a formação de ambientes amplos e versáteis, os andares foram delimitados apenas, pela circulação vertical e banheiros.
Sem os afastamentos laterais e de fundos, mas com três metros de afastamento frontal, a solução adotada para garantir a iluminação natural em todos os cômodos e a ventilação cruzada, se deu através de uma claraboia implantada num prisma no fundo do terreno. Nesse espaço se desenvolve a escada onde os degraus estão fixados apenas nas paredes laterais, de modo a permitir que a luz penetre em todos os andares.
Na fachada, a estrutura metálica aparente emoldura as esquadrias de madeira de cada andar. Com folhas de vidro e veneziana com palhetas articuladas, elas foram projetadas para garantir a privacidade e controlar a luminosidade e ventilação em todos os andares.
A falta de terreno motivou a construção de jardins verticais em todas as empenas da casa: no muro da rua, nos muros laterais e nos 11 metros de altura da fachada. Como um elemento que integra e envolve todos ambientes. A construção de um jardim tão alto tinha um ponto contrário a sua manutenção: resolvido com uma estrutura permanente de roldanas e pontos de ancoragem no topo da fachada, para que o jardineiro pudesse, com segurança, realizar a manutenção periódica, sem a necessidade de montar torres de andaimes - o que seria impossível, devido ao pouco espaço.
O portão de entrada compõe um painel de madeira seguido de muro de alvenaria revestido de plantas. Ao entrar, vê-se um deck na área descoberta, que se repete, transformado em terraço, porém de forma invertida no primeiro andar.