-
Arquitetos: Israel Espin
- Área: 55 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Zaickz - Francisco Mosqueda
-
Fabricantes: Cementos Cruz Azul, Fanal, Imperquimia, Signify
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto "Residência Rosales" é uma resposta direta aos danos causados pelo terremoto de 19 de setembro de 2017 que destruiu várias regiões do México e que colapsou parte da casa da família Rosales, na comunidade de Tlalnepantla, no centro do país. Decidiu-se criar uma nova edificação no mesmo lugar onde estava a anterior deteriorada pelo terremoto. O novo projeto integra conceitos de desenho e construção sismo-resistente, está equipado com instalações que otimizam sua ocupação e são utilizados para sua construção materiais e mão-de-obra locais, além de contar com a participação direta dos seus habitantes nos processos de desenho e produção dos blocos de terra.
A edificação é um pavilhão de adobe que abriga na mesma proporção duas habitações, uma que serve de sala de jantar e outra de cozinha. O piso é feito com concreto conectado à cimentação de pedra e para a cobertura foi disposto um tramado de vigas de madeira para receber a telha reutilizada da edificação anterior. É uma obra que, com a utilização de materiais e mão-de-obra locais, encontra suas principais virtudes, uma edificação local que se aproxima do vernáculo e do aproveitamento dos recursos disponíveis no lugar.
O projeto faz parte da iniciativa de reconstrução pós-terremoto ReconstruirMX vinculada a Pienza Sostenible A.C. a partir dos terremotos de setembro de 2017 que afetaram várias regiões do México.