- Área: 120 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Fernando Alda
-
Fabricantes: Barcelona Led, EAH Almagro, Grupo Corbalan, Supreme floors, tejidos buenos aires
Descrição enviada pela equipe de projeto. No reino dos espelhos curvos* a principal indústria é a produção de espelhos com diversas curvaturas. O único espelho com superfície plana, que reflete uma imagem verdadeira da realidade, é propriedade exclusiva do rei, de modo que os habitantes menos agraciados parecem bonitos, e os belos, feios. Os jovens parecem velhos e vice-versa, os famintos e magros parecem saudáveis e bem nutridos.
No inverno de 2015 recebemos a encomenda de uma reforma de adaptação de um local para um novo uso como centro de estética. Nossa intenção foi conceber um lugar que, cumprindo as funções requisitadas pelo cliente, supusesse uma experiência diferenciada para o usuário acostumado com esse tipo de programa. Através do percurso dentro do espaço de cabeleireiro e graças a uma superfície espelhada contínua, com partes convexas, côncavas e planas, o projeto pretende gerar no visitante diferentes sensações dependendo de sua posição e da imagem refletida que obtém em cada momento.
O usuário verá uma realidade distorcida e ampliada durante seu percurso a partir da entrada, atravessará o espelho chegando ao outro lado, onde se realiza a lavagem do cabelo, e na área de trabalho, onde o cliente, frente ao espelho que se mantém plano, poderá, de relance, observar diferentes distorções do que acontece a seu redor.
Durante os meses de janeiro e março de 2016 o projeto foi construído respondendo à escassez de meios com uma arquitetura que trata o local existente de forma respeitosa com as paredes, divisórias e instalações prévias, simplesmente tratando-os com pintura branca e dispondo um piso, parcialmente acarpetado, como uma passarela que limita a área de espera, o espaço de brincadeiras para as crianças e o espaço reservado ao trabalho. O esforço principal se concentra na construção da peça introduzida no local, que se realiza, na parte externa, com espelhos e na interna com veludo preto. Não pode haver material mais adequado para um cabeleireiro do que o veludo! Esse elemento, diferenciado em relação à geometria do local, contém os banheiros, depósitos e recepção, assim como a iluminação, delimitando o espaço e, ao mesmo tempo, ampliando a percepção que temos dele.
No reino dos espelhos curvados, apenas o rei tinha acesso às múltiplas interpretações de uma mesma realidade através do espelho plano e dos espelhos curvos. Neste projeto, as paredes falam por si mesmas, todas as visões do que acontece no espelho se mostram ao visitante, e está em suas mãos decidir com qual versão de si mesmo você prefere ficar.
* Korolevstvo krivykh zerkal (Kingdom of Crooked Mirrors). Filme de corte comunista que se assemelha em certa forma às adaptações levadas ao cinema de contos como "Alice no país das maravilhas", "Através do espelho" e "O mágico de Oz", realizado na União Soviética em 1963 pelo diretor Aleksander Rou.