
A partir do dia 13 de novembro, o Museu de Arte Indígena (MAI) de Curitiba, receberá a exposição Bancos Indígenas do Brasil, que apresenta 38 peças da coleção BEI e um documentário sobre o processo de produção dos bancos com depoimentos dos artistas, além de um ciclo de debates sobre a arte indígena. Os bancos foram produzidos por povos de várias regiões do alto e baixo Xingu, sul da Amazônia, Centro-Oeste, norte do Pará, Guianas e noroeste amazônico. A exposição terá entrada gratuita e acontecerá até o dia 11 de fevereiro.
A mostra, cuja expografia ficou a cargo de Ana Itália Paraná Mariano e da Ana Silvia Paraná Mariano, revela a sofisticação e a importância cultural dos bancos: alguns são zoomórficos, representando animais da fauna brasileira; outros são assentos mais convencionais, lixados com esmero, pintados com pigmentos naturais, decorados com grafismos ou entalhes. Em todos, os aspectos utilitários e decorativos conciliam-se à dimensão simbólica, de forma de que as peças espelham o universo cultural, os mitos e a cosmologia das etnias que as fabricam.
Por sua abrangência e variedade, a exposição Bancos Indígenas do Brasil toca em uma ampla variedade de temas, revelando pontos de conexão entre a arte indígena e mostrando ao público a potência criativa e o apuro estético dos povos tradicionais.
Exposição já passou por São Paulo e Tóquio
A Exposição já passou pelo Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e pelo Museu Teien, em Tóquio. Em São Paulo, a expografia foi assinada por Eiji Hayakawa e Claudia Moreira Salles, enquanto em Tóquio foi assinada por Toyo Ito. Nas duas cidades, a exposição recebeu cerca de 40 mil visitantes.
FICHA TÉCNICA DA EXPOSIÇÃO
Curadoria e projeto cenográfico: Ana Itália Paraná Mariano e Ana Silvia Paraná Mariano
Montagem:
Projeto de iluminação:
Montagem da iluminação:
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO BANCOS INDIGENAS DO BRASIL
13 de novembro a 11 de fevereiro
Local: Museu de Arte Indígena (MAI)
Endereço: Av. Água Verde, 1413 - Água Verde, Curitiba – PR
Horário: das 10h às 12h e das 13h às 17h
Tel: (41) 3121-2395
Informações: mai@maimuseu.com.br
Agendamentos: educativo@maimuseu.com.br
Entrada Gratuita.
SOBRE A BEĨ EDITORA
A palavra BEĨ –“um pouco mais”, em tupi – define com precisão o espírito de quem busca superar limites em cada projeto que executa. Desde sua fundação, a BEĨ Editora vem se diferenciando pela originalidade das suas publicações e pela excelência de seus projetos gráficos. Além de sua atividade editorial, a BEĨ organiza as plataformas Arq.Futuro, plataforma de discussão sobre o futuro das cidades, e Por quê? – Economês em bom português, projeto voltado para a educação, discussão e divulgação de temas econômicos para o público não especializado.
SOBRE O MUSEU DE ARTE INDÍGENA - MAI
Museu de Arte Indígena - MAI foi inaugurado em 16/11/2016 no bairro Água Verde, em Curitiba, no Paraná. É o primeiro museu particular do Brasil dedicado exclusivamente à produção artística dos indígenas brasileiros, e conta com um dos maiores acervos do mundo nesta área. São cerca de 700 peças divididas entre arte plumária, cerâmica, cestas, instrumentos musicais, máscaras ritualísticas e objetos utilitários.
O MAI nasceu em Clevelândia (PR), em 2009, com o objetivo de resgatar e preservar a cultura indígena brasileira. A qualidade de seu acervo e os cuidados constantes na manutenção e conservação das peças permite aos visitantes uma verdadeira imersão cultural. O MAI é fruto de dezessete anos de trabalho de Julianna Podolan Martins em expedições às mais diversas etnias e contempla a diversidade cultural dos principais povos do território nacional.
Com curadoria de Anna Itália Paraná Mariano, o museu detalha a origem das peças e as tradições culturais das mais diversas etnias. Um amplo espaço de eventos reproduz a arquitetura e atmosfera de uma oca. Todas as áreas do MAI foram projetadas para receber cada uma das categorias do acervo. O espaço foi construído com a mais recente tecnologia de climatização, para assegurar temperatura e umidade do ar necessárias para conservar os objetos, muitos raros e delicados.
Para solicitações de imprensa:
Cobogó Relações Públicas
Pedro Scabim – pedro@rpnacobogo.com.br
Livia Esteves – livia@rpnacobogo.com.br
Título
Bancos Indígenas do BrasilTipo
ExposiçãoOrganizadores
De
13 de Novembro de 2018 10:00 AMAté
11 de Fevereiro de 2019 05:00 PMOnde
MAI - Museu de Arte IndígenaEndereço