Descrição enviada pela equipe de projeto. A ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau já esta transformando a vida de milhões e milhões de pessoas na China. A maior ponte marítima do mundo, inaugurada recentemente em 2018, foi concebida para promover e facilitar o movimento de e pessoas, bens e capitais, melhorando exponencialmente a conectividade geral da Grande Baía de Hong Kong. Esta nova e monumental infraestrutura proporcionou uma redução assustadora do tempo de viagem entre Hong Kong e as demais cidades do entorno.
O terminal de acesso de passageiros (PCB) foi construído sob uma ilha artificial de 150 hectares aterrada em plena baía e muito próxima do Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKIA), o qual se beneficiará das novas conexões intermodais disponíveis, incluindo o Terminal de Balsas e as Linha Airport Express e Tung Chung da MTR. O PCB é a mais nova porta de entrada de Hong Kong, Zhuhai e Macau. O edifício finalmente dá uma resposta a uma área a muito tempo negligenciada, justamente por sua inacessibilidade. O mais novo ícone arquitetônico de Hong Kong celebra as pessoas e as paisagens, aproximando a baía da cidade.
Esta ilha artificial, até pouco tempo atrás inexistente, começa a ser tomada por pessoas em constante movimento; passageiros, moradores e turistas que esperam para atravessar a fronteira invisível entre a China e Hong Kong. Pensando nisso, todos os fluxos foram planejados com extremo cuidado. Estes percursos simples e diretos se contrapõe a paisagem remota aonde o edifício foi implantado, revelando-se também em sua arquitetura de linhas retas e sóbrias acolhidas sobre uma cobertura em forma de onda. O percurso através do edifício é pontuado com momentos de encontro e admiração, pés direitos triplos e quádruplos que preenchem o espaço interior de luz e permitem a fácil compreensão do espaço como um todo.
A elegante forma de telhado é resultado de um processo cuidadoso de pré-fabricação, o que permitiu um processo de construção eficiente e com alto nível de acabamento. O projeto segue rigorosos padrões de sustentabilidade atendendo aos mais altos níveis de certificação.
O terminal foi oficialmente aberto ao público no dia 24 de outubro de 2018.
Um dos sócios e responsáveis pelo projeto, Richard Paul da Richard Stirk Harbour + Partners disse: “Estamos muito felizes por trabalhar em um projeto tão inovador e tão elegante e que ao mesmo tempo facilitará tanto a vida de seus usuários. A nova travessia da baía de Hong Kong beneficiará muito a todas as pessoas que vivem e trabalham na região, além de destacar a formalidade do projeto como uma arquitetura sensível ao contexto onde está inserida, inspirada neste cenário tão rico e deslumbrante”.
Keith Griffiths, presidente da Aedas, comenta: "A ponte é um projeto fundamental para o futuro da região da Grande Baía, que inclui Hong Kong, Macau e outras nove cidades da região metropolitana. Um projeto inovador inspirado em exemplos existentes e bem sucedidos como os casos de São Francisco, Nova York e Tóquio. Este edifício será a mais nova e mais bonita porta de entrada para Hong Kong, o que nos orgulha muito de fazer parte desta equipe".