- Área: 270 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Adrián Llaguno
-
Fabricantes: CASTEL, Cementos Moctezuma, Cuprum, Modul Studio, Novaceramic, Pintura Berel
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Ruidera é um exercício de casa-pátio realizado para um investidor imobiliário dentro de um loteamento residencial privado na Riviera de Veracruz: a casa é projetada dentro de um terreno sem grandes atributos, através do qual se pretende criar seu próprio contexto para o interior, por meio de um pátio, o qual traz luz e ventilação para a casa.
Desde o seu exterior é fácil distinguir os espaços por meio da sua materialidade e volumetria. Os de serviço estão abrigados em um volume branco a oeste o qual fecha-se, em sua maioria, para o exterior. Enquanto o restante dos ambientes está abrigado em dois volumes modulados pelo tijolo à vista. A residência é acessada por meio de um hall que atravessa a garagem até chegar ao pátio interior, que também funciona como hall e espaço de transição entre exterior e interior da casa.
A área social é um espaço aberto que encontra-se entre 2 áreas verdes, o qual converte-se em um grande terraço ao abrir as portas de ambos os lados deixando passar os ventos dominantes por meio do tramado da porta da garagem e do tramado feito com tijolos à vista. O pátio interior não somente responde a um tema funcional de ventilação e iluminação, mas também a busca por um espaço contemplativo e de intimidade.