- Ano: 2017
-
Fotografias:Peter Bennetts
Descrição enviada pela equipe de projeto. O que há de mais bonito neste projeto é o seu entorno. A Casa First Lessons pousa delicadamente neste terreno com vistas para a reserva natural da lagoa de Portsea em Victoria, no sudeste da Austrália.
Recorrente na carreira da maioria dos jovens arquitetos, o primeiro projeto da vida geralmente nasce de uma encomenda familiar e não foi diferente com Ray Dinh. Os clientes deram carta branca ao arquiteto, solicitando apenas que a casa “fosse completamente aberta e integrada à paisagem”. O grande desafio era construir esta generosa casa interferindo o mínimo possível no terreno e no caráter nativo da paisagem local.
Neste terreno de lados iguais, a casa se desenvolve em forma de "L" para melhor aproveitar a iluminação natural vinda do norte, usufruir da sombra da copa das árvores e proteger-se dos ventos dominantes ao mesmo tempo que se abre para as vistas da lagoa. Madeira, concreto e ferro foram os materiais escolhidos para enfrentar esta paisagem e definir a sua arquitetura.
Devido ao orçamento bastante enxuto, a cobertura e os fundos da casa foram concebidos em estrutura e revestimentos de madeira bastante simples. Esta estratégia possibilitou forcar mais nos detalhes da fachada norte, voltada para o pátio e para as vistas da lagoa. Grandes portas de correr de vidro ficam ocultas atrás das paredes para oferecer uma conexão perfeita entre o interior e o exterior. Nos dias de chuva forte, estas enormes aberturas podem permanecer abertas para que a casa respire, e o som agradável da chuva possa ser ouvido e sentido desde qualquer lugar da casa sem comprometer o seu funcionamento. Acima das portas de correr, janelas altas com brises de sarrafos de madeira filtram o sol do norte e enquadram as vistas para as copas das árvores. Durante o inverno, o piso de concreto aquecido do interior é o local ideal para sentar-se e admirar a paisagem.
A partir destas aberturas plenas, o deck torna-se uma extensão da área de estar interior, fazendo com que a lareira seja o ponto focal de ambos espaços. Da primavera ao outono, a maioria dos jantares acontece do lado de fora da casa, entre a cozinha e a churrasqueira. Durante as noites frias de inverno, seus moradores passam a maior parte do tempo ao lado do fogo, conversando e observando a paisagem exuberante do lado de fora.
Atravessando o gramado chega-se ao volume anexo da casa. Um espaço para as crianças brincarem longe do ambiente pacato da casa, enquadrando a vista para a lagoa e estimulando a criatividade e a prática de atividades lúdicas. Os quartos são bastante sóbrios - uma cama, um roupão e uma bela vista para o jardim.
Os clientes pensaram esta casa como um local de encontro e compartilhamento, um lugar onde toda a família e amigos são bem vindos. Um retiro em meio à natureza onde celebra-se o convívio entre pessoas queridas.
O espaço onde seria a garagem é um local para guardar as pranchas de surf e roupas de mergulho, depósito de ferramentas, equipamentos de jardinagem e equipamentos de som, tudo menos carros. Caixa d'água, áreas de serviços, varais e madeira para a lareira e churrasqueira ficam armazenados atrás da casa junto à fachada sul. Ao lado da garagem há um chuveiro ao ar livre e um banco sob a pérgula de madeira que marca o acesso ao terreno. O pórtico de entrada e a porta de acesso em madeira bruta marcam um contraste interessante com a superfície escura das ripas de madeira tratada à fogo.
A Casa First Lessons é uma busca pelo essencial, uma residência simples que responde aos anseios e hábitos cotidianos de seus moradores.