Descrição enviada pela equipe de projeto. A transformação da Zona Ferroviária de Delft inclui a criação de um novo bairro residencial: Nieuw Delft. O bairro onde a Casa CB005 está situada é caracterizado por sua pequena escala, ambiente familiar, ruas estreitas e típicas casas de campo de Delft. A casa CB005 foi projetada para uma área de construção com 5,1 m de largura e 10 m de comprimento, que é um típico terreno na Holanda. No entanto, o layout da casa está longe de ser padrão, por causa dos desejos específicos do cliente.
Espaços únicos em uma residência de dois pavimentos
O desejo do cliente era construir uma casa de família moderna contendo uma grande variedade de ambientes separados. O desafio era conseguir essa multiplicidade de espaços e ainda criar uma casa espacial. A residência é organizada em torno de escadas que conectam os dois pavimentos, construindo uma sequência de espaços internos. O resultado é um interior lúdico, com uma grande variedade de espaços visualmente conectados.
Janelas em uma fachada de tijolo maciço
Grandes janelas definem arquitetonicamente o exterior e o interior do edifício. As modernas e abstratas janelas salientes de um revestimento liso de metal formam um forte contraste com a sólida fachada de tijolos. A edificação tem uma expressão hospitaleira graças a estas grandes janelas, que criam uma forte ligação entre a rua e a vida dentro de casa. Por mais surpreendente que possa parecer para alguns, é bastante comum que os lares holandeses mantenham suas cortinas abertas até tarde da noite. Segundo a tradição, esse hábito resulta da cultura protestante (nada a esconder), mas, de qualquer forma, proporciona às ruas holandesas uma atmosfera amigável.