- Área: 115 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Cátia Pimentel
-
Fabricantes: Berker, Ceramica vale da ganadara, J.Nadais, JNF, Madeibranca, Sanitana
Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra é relativa a uma intervenção no piso térreo de um edifício do início do século XX, no centro da cidade da Figueira da Foz. O espaço, outrora uma pequena fábrica de vassouras, foi adaptado para habitação unifamiliar.
Para a introdução da nova condição, a tipologia foi estudada de modo a reforçar a presença dos elementos construtivos que testemunham o seu tempo, entre os quais as alvenarias de granito irregular, as estruturas de madeira, os tabiques em madeira com fasquiado de prancha ao alto, os arcos de descarga em tijolo maciço e um cofre em ferro fundido embutido numa das paredes. A intervenção privilegiou essa condição, mantendo-a sempre que possível.
Nos elementos estruturais e de revestimento das paredes e tectos novos utilizou-se a madeira de casquinha. Essa uniformização teve como objectivo assumir os elementos novos através de uma linguagem homogénea e, ao mesmo tempo, criar um contraste entre a textura acetinada das superficies novas e as texturas cruas que foram permanecendo no tempo, sobretudo as superfícies em granito e tijolo maciço.
O núcleo central, com pé-direito mais reduzido para introdução de um mezanino, comporta o programa mais técnico: a lavandaria e a instalação sanitária. Esse núcleo separa dois momentos espaciais distintos, a sala/copa e o quarto, ambos com pé-direito duplo. A habitação tem ainda um pequeno espaço exterior no logradouro no qual se utilizou o tijolo cerâmico maciço como material de revestimento.