- Área: 316 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Celso Pilati
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa DW foi projetada para um antigo cliente e amigo, já havíamos feito o projeto do seu primeiro apartamento, com a perspectiva de aumento da família, nos deu a alegria de fazer o projeto de sua nova casa.
É uma arquitetura de massa, o que se vê da rua um volume fechado e misterioso, uma parede obliqua conduz a entrada. Ao fundo o oposto, a casa se abre ao quintal e a luz.
A casa foi organizada maneira compacta, com a intenção de livrar um bom quintal ao fundo. A planta desenhada de acordo com a insolação e da relação com o jardim, e as aberturas nasceram conforme as necessidades de cada cômodo.
O projeto em questão localiza-se em um condomínio de alto padrão no bairro de Santa Felicidade em Curitiba. Desde o princípio duas condicionantes do lote fizeram-se presentes, sua testada frontal em diagonal e uma araucária de grande porte em sua porção posterior. Com isso optou-se por deixar a área de lazer aos fundos, preservando a árvore nativa e acentuando-a com recursos paisagísticos.
Já em relação a divisa diagonal, tirou-se proveito para gerar um acesso misterioso: ao mesmo tempo em que atrai para a entrada, não revela imediatamente a porta. Mesmo com o acesso oblíquo, a casa constitui-se em um volume puro, em equilíbrio entre seu exterior branco e leve e a forma estereotômica em que está assentada.
O bloco pousa sobre uma base de tijolinhos, fazendo uma ponte entre essa arquitetura pura, atemporal e o solo, ancestral e etéreo. Na fachada principal o único recorte é a janela em vidro translucido, que além de resguardar a privacidade do interior, faz um contraponto vertical à fachada.
A implantação da casa também tirou partido da orientação do terreno. Todos os quartos foram voltados para norte, prezando pela melhor orientação solar e a piscina foi voltada para oeste, aproveitando o sol da tarde. Na suíte principal tem-se uma grande varanda para leste, que funciona como cobertura para a garagem.