- Área: 1100 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Arménio Teixeira
-
Fabricantes: A. Sousa Alves (Asa), Cortizo, Galrão, Gneisse, Sanches, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inicialmente pensado como um edifício de cor branca e de grande transparência para o seu interior, o projecto acabou por evoluir para a obra aqui apresentada, na intenção de um gesto mais sóbrio e de maior relação com o ambiente urbano em que se insere.
Localizado numa área residencial próxima da costa, onde se misturam a habitação unifamiliar e a plurifamiliar de baixa densidade, a proposta resultou de uma vontade de aproximar o habitar no edifício de apartamentos a qualidades de uma casa isolada. Com apenas seis apartamentos distribuídos em quatro pisos, o bloco insere-se num lote que ronda os 700 m2. Cada um dos fogos apresenta um desenho próprio ao nível da sua distribuição interior, sendo que um dos principais desafios do projecto foi a personalização da habitação conforme as diferentes pretensões dos clientes. Posto isto, procuramos dar uma resposta flexível não apenas no plano espacial, mas também estrutural.
A relação com o exterior é feita através de vãos pontuais de dimensões consideráveis que, por acompanharem a diferente configuração dos apartamentos, conferem dinâmica aos alçados. A escolha de tonalidades escuras, que contribuem para controlar a escala do edifício, e os vidros espelhados, conferem à obra uma das suas principais características: a capacidade de reflectir a sua envolvente, camuflando-se entre as árvores e o céu, deixando de se perceber por vezes onde começa e acaba o objecto arquitectónico.