- Área: 1515 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Alexander Bogorodskiy
-
Fabricantes: Arima, Divilux, Fantoffice, Lino e Filhos, Milicans
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inseridos no Parque Empresarial da Quinta da Fonte, localizado em Oeiras, os escritórios da Fullsix vieram ocupar dois pisos num dos edifícios do complexo. A Fullsix pretendia criar um escritório inspirador, com o conforto de um espaço de trabalho profissional mas com um ambiente acolhedor e informal, potenciando a produtividade dos trabalhadores mas também proporcionando momentos de descontracção e diversão.
Dada a dinâmica da empresa os espaços de trabalho tinham de ser diversificados e de diferentes escalas, implicando a criação de um grande open space para responder aos cerca de 200 postos de trabalho e de outros espaços, mais privados, para realizar reuniões, trabalho colaborativo e trabalho individualizado.
O projecto organizou o programa de forma a potenciar a amplitude do espaço existente, fazendo com que os seus limites se mantenham visíveis de vários pontos de vista. Foram criados vários volumes para os espaços mais privados - gabinetes, espaços de reuniões informais e phone booths, e que foram distribuídos pelo espaço de forma a criar sub espaços entre si, potenciando uma ocupação flexível, que se vai adaptando às necessidades da empresa.
De forma a acentuar a diferenciação dos espaços, os elementos construídos foram unidos por tectos em madeira que se estendem para as faces dos volumes, criando uma unidade que se assume como uma intervenção autónoma do edifício pré-existente, uma espécie de segunda pele.
As infraestruturas foram pintadas de cinzento claro e deixadas à vista no tecto, contrastando com os planos de madeira e enfatizando a diferença entre novo e existente. Para as restantes paredes optou-se pela cor branca e assinalaram-se os pods e os phone booths com a cor amarela e o cinzento escuro de forma a acentuar a luminosidade e o contraste de cores.