-
Arquitetos: Mariclé Scalambro arq.
- Área: 95 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: Bamboo strand woven, Corona, Crystalcord, Madera, Marmotech
Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto de partida do projeto é uma residência do século XX, de tipologia popularmente conhecida como "casa chorizo", situada na área central da cidade.
Com o passar do tempo, ela sofreu várias transformações que desconfiguraram sua organização original. O estado prévio à intervenção do projeto era de total deterioração.
O projeto de reforma e restauro se ajusta a um programa simples de residência individual para uma pessoa jovem.
A fachada e a estrutura originais foram mantidas. No entanto, para ampliar espaços e criar fluidez na circulação, foram eliminadas paredes divisórias que haviam sido incorporadas em intervenções posteriores.
O quarto de serviços existente no pavimento superior que tinha acesso pelo pátio foi demolido. A ferragem da escada foi reutilizada na biblioteca do mezanino.
Aproveitando a disponibilidade de altura na sala de estar, característica dessas construções antigas, gerou-se um novo espaço de mezanino que funciona como espaço de trabalho ou para eventuais hóspedes.
A área da cozinha, banheiro social e sala de jantar funciona como separação entre a área social e área íntima posterior com vistas ao pátio. Dessa forma, cria-se uma circulação entre a churrasqueira, a cozinha e a área social, preservando a intimidade do espaço privado.
A escolha das cores da fachada (parede e porta) tenta diferenciar a casa da construção vizinha, evitando a uniformização sem criar uma composição desarmônica.