- Área: 6900 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Dave Southwood
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Drivelines Studios consiste em um edifício residencial em Joanesburgo, África do Sul. Localizado em Maboneng, uma área de recente transformação urbana e renovação, o projeto responde aos desejos das gerações pós-apartheid de repopular o centro da cidade a partir de novos modelos.
Se apropriando da forma triangular do terreno, o edifício foi concebido como um grande letreiro, a partir da articulação dos dois volumes residenciais implantados no extremo leste do lote, enquadrando o espaço social do pátio interno aberto. Como um grande letreiro, as fachadas externas são retas e alinhadas com a calçada, enquanto as fachadas do pátio interno são articuladas pelas escadas, pela torre do elevador e pelas pontes que ligam todos os níveis. Pelos caminhos abertos de circulação, transbordam o fluxo de pessoas para o espaço externo.
O edifício é modular e composto por 140 containers que foram selecionados a partir de sua cor para serem deixados sem pintura. Eles foram empilhados e cortados no local e combinados para formar as unidades. Um grande recorte diagonal, do canto ao centro de cada lado mais comprido, gera as grandes janelas para as unidades nos lados da rua e do pátio. Sua repetição e espelhamento geram o padrão da fachada do edifício.
O térreo é residencial na parte dos fundos e comércio ao longo da Rua Albertina Sisulu, enquanto o pátio interno é dedicado somente aos moradores, com jardins e uma piscina. Os seis níveis acima são ocupados pelas unidades residenciais, todos os apartamentos apresentam planta livre e variam de tamanho entre 27 e 55 metros quadrados. Todas as unidades incluem um espaço ao ar livre ao longo das passarelas de frente para o pátio.
A agenda social e o significado deste edifício em seu contexto estão alinhadas com a comunidade urbana emergente de sua vizinhança, tendo um papel ativo na revitalização, reativação e releitura do centro da cidade.