Master Plan
O Instituto Skolkovo é a mais nova iniciativa do governo russo para uma recente área urbanizada no terceiro anel viário concêntrico de Moscou, 17 km à oeste do centro histórico da cidade. Construído em meio ao nada, o principal objetivo do centro de inovação de Skolkovo é criar uma nova centralidade na região, uma referência internacional nos campos da tecnologia e inovação, abrangendo desde a pesquisa à produção. O Instituto de Ciencia e Tecnologia abrigará a sede administrativa de uma grande variedade de empresas do ramo além de centros de ensino, institutos e uma instituição de ensino superior. A Universidade Skoltech, como será conhecida, foi fundada paralelamente ao projeto do Instituto com o objetivo de estabelecer um novo centro tecnológico de referência em ensino e pesquisa na cidade de Moscou, na Rússia e em um contexto mais amplo.
O masterplan de Skolkovo foi concebido para abrigar uma ampla gama de atividades cívicas - habitação, educação, trabalho, turismo, comércio e lazer. Ao contrário da maioria das cidades-satélite criadas durante a existência da União Soviética, Skolkovo foi pensada para tornar-se uma nova centralidade dentro do sistema radial da capital, integrada à rede de infraestrutura existente e oferencendo um novo e vibrante cenário cultural na paisagem e na vida urbana de Moscou.
O esquema geral deste novo distrito de inovação desenvolve-se em torno de cinco elementos independentes, como ilhas urbanas inseridas em meio à esta paisagem pitoresca. Cada uma destas cinco micro-centralidades possuirá uma forma única e exclusiva, abrigando um mix de programas específicos segundo o projeto de diferentes arquitetos, reforçando assim, as características individuais de cada centro.
Herzog & de Meuron concebeu o projeto conceitual do Distrito de número 3, com a universidade como seu elemento referência. Composta por três elementos formais dentro de um círculo perfeito - o Anel Leste, a Ágora e o Anel do Oeste - a recém criada Universidade Skoltech é percebida como um núcleo, o elemento central do Distrito 3, a pedra fundamental de Skolkovo.
Programa e tipologia
O Anel Leste da Universidade possui uma organização formal bastante simples, uma sobreposição de alas circulares e blocos retangulares sobrepostos, estruturas as quais refletem diretamente os diferentes conteúdos programáticos que abrigam.
O edifício está conformado por um anel externo de 280 metros de diâmetro, o qual contém dois anéis internos menores que abrigam todas as instalações da universidade e uma rede de espaços públicos compartilhados. As alas curvas são responsáveis por conectar todos os espaços através de um percurso circular contínuo. O anel exterior abriga as salas dos professores, os espaços administrativos e as salas de reuniões, enquanto os anéis menores acolhem as salas de aula propriamente ditas, assim como o auditório principal, o elemento central do conjunto.
Por outro lado, uma grade modular de blocos retangulares encontra-se sobreposta a estes elementos curvilíneos, abrigando os laboratórios e oficinas que acolhem às atividades de pesquisa dentro da universidade. Esta malha ortogonal foi implantada de forma a otimizar a iluminação natural, situando os blocos em uma orientação leste-oeste. As estruturas que abrigam os laboratórios foram concebidas segundo uma modulação de 7 por 7 metros, com larguras totais de 21 ou 28 metros e comprimentos variados segundo a necessidade de cada programa. Estes elementos ortogonais e repetitivos oferecem simplicidade e eficiência na organização dos layouts além de grande flexibilidade e adaptabilidade necessárias para atividades deste tipo. Os demais programas e instalações, centros de pesquisa, armazenamento, logística e áreas técnicas foram implantadas no subsolo, uma grande área contínua sob a projeção do edifício. Esta sobreposição de elementos programáticos permitiu criar uma plataforma física e conceitualmente integrada para todos os departamentos e instalações da Universidade.
A sobreposição destes blocos e alas e as interações criadas entre eles, proporcionam um espaço arquitetônico surpreendente. Os três anéis concêntricos pautam a organização dos demais elementos ortogonais, atravessando cada um destes blocos de forma a integrar sua arquitetura em uma estrutura única e distinta. Finalmente esta estrutura se expande para o exterior, moldando também o bulevar que o cerca e configurando uma rede de espaços públicos que permeiam o interior do edifício. A pesar de sua aparência monolítica, o edifício é completamente permeável no nível da rua e todos os seus pátios encontram-se abertos e acessíveis ao público. O maior deles - o Pátio Central - é visível à partir de cada um dos anéis e também da maioria dos blocos, configurando-se como o principal local de encontro e relaxamento. Estes pátios foram concebidos com tamanhos diferentes e encontram-se conectados por uma série de percursos e passagens igualmente variadas, acompanhando os volumes circulares ou atravessando os blocos ortogonais, oferecendo uma infinita gama de caminhos e conexões através do edifício da Universidade. O projeto de paisagismo, que preenche cada um dos pátios e define o contexto ao redor do edifício, foi concebido como um elemento transitório dentro da experiência da Skoltech, integrando a paisagem da Universidade às florestas ao redor de Moscou.
Materialidade
Cada uma das estruturas que compõe o edifício da Universidade Skoltech foram revestidas com brises solares que protegem as fachadas e filtram a luz do sol, unificando este conjunto complexo de formas sob uma mesma materialidade, proporcionando um jogo de luz e sombra além de profundidade à fachada principal. Diferentes acabamentos foram utilizados para distinguir as alas dos blocos, tanto no interior quanto no exterior. Os elementos curvos possuem pisos e paredes em madeira de carvalho e brises de madeira no exterior, enquanto os blocos foram construídos com sistemas industriais, alumínio e pisos vinílicos além de brises de alumínio branco do lado de fora. O perímetro deste edifício circular è marcado por um longo banco de concreto aparente que circunda todo o térreo. Sua forma única e introvertida fazem com que o edifício da Universidade se destaque entre os outros elementos do masterplan, permanece entretanto, totalmente integrado ao seu entorno.
As suas muitas aberturas, a ampla permeabilidade visual entre interior e exterior, a série de pátios públicos e acessíveis além dos materiais utilizados fazem com que o edifício da Universidade Skoltech seja ao mesmo tempo permeável, monumental e integrada ao seu contexto.