-
Arquitetos: Giulia de Appolonia- officina di architettura; Giulia de Appolonia- officina di architettura
- Área: 2 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:atelier XYZ
-
Fabricantes: Investwood, RODECA GMBH, Riverclack
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado nos arredores de Villafranca e Verona, entre o núcleo urbano e o agrícola.
A presença mais evidente na área é a "Strada della Rizza", em torno da qual está estruturada a pequena cidade Rizza, e que se configura como um eixo de saída bastante movimentado de Verona.
O novo edifício foi concebido como uma reconstrução e expansão de um anteriormente existente, paralelo à "Strada della Rizza", e parece um muro habitado que protege a escola da estrada adjacente. Por isso, possui um porão de 3,5 metros de altura em concreto, sem qualquer janela que pareça parte da construção.
A fachada do piso superior é totalmente revestida com policarbonato com um alto coeficiente de isolamento, em tons de cinza para o lado externo e branco para o lado interno. Desta forma, a luz que entra na sala de aula não sofre modificação de cor devido à cor da fachada. As salas de aula, portanto, possuem uma parede inteira que produz luz difusa natural.
O vão entre o policarbonato externo e as fachadas de vidro internas é ventilado a partir de uma grade na parte inferior e janelas motorizadas no topo para melhorar o comportamento térmico do edifício.
Esta fachada do edifício é o final natural da praça existente em frente à igreja, no lado oposto da “Strada della Rizza”. A relação entre estes dois edifícios públicos visa criar um espaço urbano complexo e requalificar, assim, toda a área.
A criação de um pequeno espaço público ao lado da escola para receber o fluxo de pedestres vindo do estacionamento em frente à igreja, tem o mesmo objetivo.
O hall de entrada, com seu pé-direito duplo, abre-se para uma rua secundária e funciona como um filtro entre o espaço público e o privado, convidando as pessoas a entrarem e permanecerem.
Em oposição às cores frias e aos materiais existentes no porção do edifício que se relaciona com a “Strada della Rizza”, o lado da entrada e do jardim apresentam algumas partes coloridas.
O abrigo existente em frente ao hall de entrada, fora da cerca da escola, é um elemento importante para mediação urbana, pois relaciona o elemento da entrada de pé-direito duplo com a escala das casas isoladas existentes ao redor.
O interior do edifício é dominado pelas cores a partir do uso de um material específico chamado “valchromat” (uma mistura de fibras de madeira com resina, colorida em pasta e disponível nas cores do óxido natural) para desenvolver uma verdadeira identidade cromática para o pequenos usuários do prédio.
Graças à sua adaptabilidade e seu alto desempenho técnico, este material é usado indistintamente como revestimento de parede e para criar móveis e portas especialmente nas salas de aula e na biblioteca.
A intervenção no edifício existente é uma modernização da eficiência energética sísmica, da renovação de edifícios, bem como uma releitura da função do porão, inicialmente organizado como um espaço aberto e finalmente configurado como um pequeno auditório e duas salas de aula especiais (arte e informática).
A intervenção nas fachadas traz novas molduras de janelas, um revestimento com isolamento nas partes opacas e uma pele dupla feita com tiras verticais de policarbonato que relacionam o edifício antigo com o novo conferindo-lhe uma imagem contemporânea.
Os diferentes tons de amarelo do policarbonato refletem as cores do jardim e definem uma estética variável, sensível às diferentes horas do dia e às diferentes estações do ano.
Descrição do Produto. O policarbonato na fachada permite a entrada da luz e sua distribuição de maneira uniforme, iluminando o edifício e, ao mesmo tempo, gerando ambientes luminosos e relaxantes.